Ginástica laboral anima e estimula servidores da Semfaz

Fazenda
28/03/2014 16h03

Os servidores da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) agora contam com 15 minutos durante o horário do trabalho, duas vezes por semana, para praticar ginástica laboral. "Mexa-se: Secretaria em movimento com ginástica laboral" é o nome do projeto coordenado pela Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), desde agosto de 2013. O programa, que já era executado em outras secretarias, chega agora na Semfaz.

O principal objetivo desse projeto, segundo a estagiária de educação-física da Sejesp, Maria Luana Reis, é trazer saúde e qualidade de vida para o trabalhador, evitando que os servidores sofram lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. "A Ginástica Laboral não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, o que não cansa nem sobrecarrega o funcionário", explica Maria Luana.

Já a servidora Roberta Cerqueira acredita que a ginástica laboral alivia o estresse, além de melhorar a postura. "Foi ótimo termos essa aula. Vou praticar duas vezes por semana, as professoras são bastante animadas, o que contribui para um ambiente ainda mais acolhedor", afirma Roberta .

Com duração de 15 minutos, as sessões contam com exercícios de alongamentos de diversas partes do corpo entre elas cabeça, membros superiores e inferiores. As professoras utilizam objetos como bolas, colchonetes, arcos durante a aula música para acompanhar os exercícios.

Segundo a professora Karyane Matos, as aulas preparatórias, geralmente ministradas no inicio do expediente, e as aulas de relaxamento são de grande importância. Ela lembra que as práticas de alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.

Para Lourdes Costa, a ginástica laboral tem como benefício prevenir lesões, melhorar a saúde e aumentar a motivação. "Acho válido ter esse programa porque corta a tensão do clima de trabalho e, por alguns minutos, podemos relaxar", destaca. Ela diz ainda que a professora já chega animada e motivando todo mundo a participar. "Acredito que esse programa vai muito além da questão física", pontua a funcionária, que ainda ganhou brindes durante a aula.