Até junho, PMA formará mais de 200 agentes de informações turísticas

Formação para o Trabalho
04/04/2014 11h52

Ainda na primeira metade deste ano, o turismo de Aracaju receberá um importante reforço. Estão sendo formados em cursos do Pronatec Copa, oferecidos em Aracaju graças à parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), mais de 200 agentes de informações turísticas, habilitados para informar e orientar os visitantes sobre atrativos locais. Na última quinta-feira, 3, foram iniciadas quatro turmas deste curso.

Não adianta ter roteiros, serviços e produtos turísticos à disposição dos que visitam Aracaju, se este público não for informado adequadamente a respeito destas programações. Considerando a importância de bem atender os turistas e saber informá-los sobre a riqueza da cultura local, os agentes de informações turísticas são formados considerando dois esforços distintos.

"No primeiro momento do curso, nós estamos falando sobre a organização do trabalho, sobre como se comunicar, sobre as relações humanas, sobre atender bem o cliente, dentre outros. Ao longo do curso, virá a parte específica referente ao estudo dos pontos turísticos de cada região. Os alunos irão adquirir informações que servirão para guiar melhor os turistas durante a sua estadia, principalmente neste ano de Copa do Mundo, no qual vamos receber a seleção da Grécia e a imprensa de todo mundo", explicou o instrutor do Senac, Carlos Alexandre de Souza.

O curso, que está sendo ministrado em salas da Faculdade São Luís, pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), pode ser aperfeiçoado a partir de conhecimentos externos, como chama a atenção o aluno Genisson Feitosa, que pretende unir os conhecimentos do curso à formação superior em Letras/Espanhol. "Como o nosso país é rodeado por países que falam espanhol, há uma tendência de vir uma grande quantidade de turistas desses lugares, então, pretendo apresentar a eles os nossos pontos turísticos como os hotéis e as praias", disse o estudante.

A aluna Andreia Cruz de Gois já atua prestando serviços turísticos e vê o curso como um diferencial para sua carreira. "Como este curso se remete ao campo de trabalho no qual já atuo, ele dará um suporte para as minhas atividades. Apesar de ter escolhido estudar Turismo de uma forma aleatória, eu acabei me identificando com a profissão, pois, através dela, pude me desenvolver, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional", contou Andreia.