Curso de Atendimento ao Cliente reúne jovens

Formação para o Trabalho
09/04/2014 10h51

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), iniciou nas duas primeiras semanas do mês de abril, três turmas do curso de Atendimento ao Cliente, pertencente à categoria de cursos livres da Fundação.

Além da turma começada na primeira terça-feira de abril, no Centro São Judas Tadeu, outras duas foram iniciadas na última segunda-feira, 07, na Casa Batista da Amizade e no Centro de Integração da Família (Ceinfa) do bairro Veneza. Neste último espaço, o primeiro dia de curso reuniu vários jovens com expectativas de se qualificarem almejando ingressar no mercado de trabalho.

A instrutora e especialista em Psicologia organizacional e do trabalho, Wanderleia Seabra, explica que o curso ensinará aspectos essenciais para um bom atendimento. "Todo cliente deve ser tratado com educação, cortesia e paciência, porém existem particularidades que devem ser observadas para que o atendimento aconteça da melhor forma. Por exemplo, a maneira de atender uma criança difere da maneira de atender um idoso, e tudo isso nós vamos aprender ao longo do curso," explicou a instrutora.

Juventude e crescimento profissional

A aluna Mayara de Jesus Santana, de 17 anos, pela primeira vez estuda em um curso oferecido pela Fundat. Ela espera que as aulas tragam ensinamentos que sirvam até para saber como se comportar em uma entrevista de emprego. "Escolhi a área de atendimento ao cliente porque ela oferece muitas oportunidades para adentrar o mercado de trabalho e este curso me permitirá adquirir mais conhecimento para que eu me capacite e construa uma carreira neste ramo," conta.

O aluno Sávio Dantas, de 16 anos, que já fez outros cursos na Fundat, anseia crescer profissionalmente e acredita que isso só será possível através da busca contínua por conhecimento. "Procuro sempre o melhor para minha vida, por isso estou na expectativa de conhecer mais. Neste curso, espero aprender como se deve tratar o cliente", diz.

A aluna Adriana Ferreira, também pretende se profissionalizar para poder aproveitar as oportunidades que surgirão no futuro, ela chama a atenção para a relação entre o bom atendimento e a fidelização do cliente. "Desejo obter novos conhecimentos e me aprofundar na área. Ao atender o cliente temos que respeitá-lo acima de tudo porque assim ele sairá satisfeito do ambiente e essa satisfação fará com que ele sempre volte", destaca a aluna.