Semed promove curso sobre primeiros socorros e combate a incêndio

Educação
10/04/2014 17h10

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento e Qualidade de Vida Pessoal (Codep), promoveu nesta quinta-feira, 10, um curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Combate a Incêndio. O evento aconteceu na Escola Municipal Costa Melo e reuniu cerca de 120 cursistas, entre secretários escolares e demais funcionários das unidades de ensino. Todas as atividades foram ministradas pelo sargento Marino, do Corpo de Bombeiros.

"Esse é um curso muito importante para todos os envolvidos no cotidiano da escola. Temos a presença de ao menos um representante de cada escola. Neste curso, que brevemente acontecerá em outras etapas, os professores aprendem sobre diversas situações como primeiros socorros e combate a incêndio", explicou Giovanini Rocha, coordenadora do Codep. "A proposta é dar conhecimento sobre prevenção de incêndio e orientação emergencial no caso de acidentes", acrescentou.

O curso, ministrado pelo representante do Corpo de Bombeiros, sargento Marino, aconteceu de maneira dinâmica e instrutiva, com a apresentação de procedimentos pré-hospitalar e combate a incêndio. "Em caso de convulsões, por exemplo, é preciso estar atento a uma sequencia de ações que podem amenizar o sofrimento da vítima. Acontecendo casos assim é necessário deitar a pessoa, arejar o ambiente, folgar a roupa, proteger a cabeça e após acordar dar apoio psicológico", detalhou o sargento, que durante todo o curso respondeu as dúvidas dos cursistas e fez simulações de salvamento.

A secretária escolar Coração de Jesus, funcionária da Escola Municipal Elias Montalvão, elogiou bastante o curso, uma vez que é preciso ter um conhecimento mínimo para prestar socorro. "Nós que lidamos diariamente com crianças e adolescentes estamos sempre em alerta. Esse curso é muito interessante porque nos dá todo o tipo de informação necessária que pode salvar uma vida", ressaltou.

A ideia, de acordo com a coordenadora do Codep, Giovanini Rocha, é que o curso seja realizado em outras etapas, ampliando assim a quantidade de funcionários e oferecendo ainda mais um conhecimento maior sobre cada assunto que envolve o tema do curso. "Esse é um curso básico, que orienta, além dos primeiros socorros, o uso de equipamentos de prevenção e combate a incêndio, como os extintores. Nosso objetivo é formar multiplicadores e, constantemente, promover cursos de reciclagem", pontuou.