Ouvidoria da GMA estreita laços com população dos Mercados

Guarda Municipal
10/04/2014 17h58

Na última quarta-feira, 11, os integrantes da Ouvidoria da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) visitaram os Mercados Centrais para saber como usuários e comerciantes do local estão avaliando o serviço do órgão. O objetivo foi verificar junto a este público o desempenho dos Guardas Municipais (GMs) no tocante à segurança nos espaços públicos municipais. Esta ação de aproximação com o público ocorrerá ao longo do mês. Os terminais de integração e as praças da capital serão os próximos pontos de visita da Ouvidoria.

Na abordagem, a preocupação dos ouvidores foi levantar as críticas e as sugestões dos que frequentam e trabalham nos três mercados, que contam com guarnições específicas. A comerciante do Mercado Antônio Franco, Claudineide Marta Duarte de Lima, elogiou o trabalho da Guarda. "É muito bom o trabalho e, ao longo destes cinco anos que comercializo por aqui, percebi que agora está ainda melhor, porque são três guardas trabalhando juntos, o que garante não só a nossa segurança, mas a deles próprios também", observou.

A melhoria foi apontada também pela comerciante Marineuza Santos Mendonça do Mercado Albano Franco: "o trabalho da Guarda aqui no mercado está ótimo, porque antigamente não tinha Guarda andando pelo mercado e agora eles ficam de corredor em corredor. Não ficam somente na base, ao contrário, estão fazendo rondas direto, olhando as malfeitorias e as benfeitorias também", pontuou.

Quanto à preocupação da Ouvidoria em buscar a opinião do povo nas ruas, Marineuza destacou: "o contato com a Ouvidoria é o correto e útil, porque se a gente está vendo alguma coisa errada tem que ligar para dizer onde está o erro e, se estiver alguma coisa bem feita, a gente em que elogiar".

De acordo com a ouvidora-geral Catiane Melo da Silva, esse trabalho de contato vai contribuir para o aprimoramento dos serviços, pois dos relatos serão extraídas informações que apontarão propostas para a rotina de trabalho dos Guardas nos postos de serviço. "Preparamos um cronograma de forma que o contato com a população não seja perdido e para que, em qualquer canto da cidade onde a GMA tenha um posto, a Ouvidoria esteja presente para extrair depoimentos que venham a melhorar o trabalho perante a sociedade. O primeiro dia apresentou um balanço positivo, porque a população recebeu de forma agradável a Guarda. Os questionamentos foram sempre sugestões e não críticas negativas", avaliou.

Fale com a Ouvidoria da GMA

A Ouvidoria da GMA conta com três ouvidores e funciona em horário comercial: das 8h às 12h e das 14h ás 17h, no Centro Administrativo Aloísio Campos, rua Frei Luís Canelo de Noronha, Nº 42, Conjunto Costa e Silva.

A população pode manter contato com a Ouvidoria da GMA através dos seguintes canais: telefones, pessoalmente e email. Os números de telefone são os seguintes: 3218 - 7831 e 8836-6060. E-mail: ouvidoria.gma@aracaju.se.gov.br.