Guarda Municipal prepara capacitação em Libras para o efetivo

Guarda Municipal
11/04/2014 08h26

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad) iniciou os trabalhos para capacitação do efetivo para o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa prevê a capacitação de servidores do órgão para o relacionamento com o público que exige o diálogo visual-textual como forma de comunicação.

Segundo a gerente geral de desenvolvimento pessoal da Semad, Maiza Teles Dantas, o curso está previsto para começar no mês de julho com carga horária de 120h. Ele é voltado curso voltado para os servidores que trabalham com o atendimento ao público. Foi organizado pelo Programa de Desenvolvimento do Servidor e executado pela
Semad, através da Gerência de Desenvolvimento Pessoal.

O diretor geral adjunto, tenente Jonatas Sousa acrescenta que a ação atende também as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que prevê neste tipo de treinamento uma forma de ampliar as possibilidades presentes nos princípios constitucionais, à medida que fortalece a compreensão da alteridade presente na dinâmica da social.

"Estamos compondo a turma de guardas municipais (GMs) para realizar a capacitação, que vai prepará-los para o tratamento junto às pessoas que necessitam de um contato especial. O objetivo é promover acessibilidade bem como a inclusão social através da comunicação em Libras", explicou o diretor geral adjunto da GMA, tenente Jonatas Sousa.

Libras

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua natural usada pela maioria dos surdos do Brasil, pronunciada pelo corpo. Em 2002, promulgou-se uma lei que reconheceu a Libras como o meio de comunicação objetiva nas comunidades surdas do país. Três anos mais tarde, a inserção da linguagem tornou-se obrigatória nos cursos de formação de docentes para o exercício do magistério.