Pacientes com tuberculose e HIV receberão atendimento no Cemar

Saúde
15/04/2014 13h42

A partir do mês de maio, os pacientes com HIV e tuberculose receberão atendimento no Centro de Referência de DST, localizado no Cemar do Siqueira Campos. A novidade faz parte de um plano de estratégia para que os pacientes recebam assistência correta, sem com isso paralisar nenhum dos dois tratamentos.

O tratamento contra a tuberculose era feito em uma Unidade do conjunto Augusto Franco, enquanto os cuidados contra o HIV eram realizados no Siqueira Campos. Essa diferença de endereço era algo que pesava contra, pois muitas vezes o paciente começava um tratamento e esquecia o outro.

“Com essa centralização dos tratamentos, poderemos tratar o paciente com HIV, usando para isso a liberdade de se cuidar da tuberculose. Poderemos buscar legalmente o paciente que tem tuberculose e consequentemente aplicar o tratamento também contra o HIV. Hoje temos 17 pacientes sendo tratados contra estas duas doenças, esperamos que esse número aumente”, disse a gerente do Centro de Referência DST/Aids, Mônica Rocha.

Segundo Mônica, o tratamento da tuberculose permite que os especialistas em saúde procurem os pacientes, enquanto o tratamento da pessoa com HIV depende da autorização do próprio paciente, seguindo normas de sigilo quanto à doença.

“Estamos em período de implantação deste serviço e contando com o empenho e dedicação de todos os profissionais do Centro de Referência DST/Aids, para que os pacientes tenham um ganho na qualidade de vida, facilitando um controle maior por parte dos nossos especialistas”, concluiu.