EMEF Núbia Marques participa de projeto de descarte dos resíduos eletroeletrônicos

Educação
16/04/2014 10h23

Para criar a consciência da importância do descarte correto do resíduo eletroeletrônico, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Núbia Marques, localizada no bairro Coroa do Meio, está funcionando desde o último dia 07 de abril como ponto de coleta do Projeto Piloto de Logística Reversa de Eletroeletrônicos da Eco TI. 

A diretora da escola, Rogéria Barbosa Mendonça Santos, informou que a unidade pública de ensino foi uma das escolhidas - uma escola particular e um shopping também participam do projeto - porque fica numa localidade onde existe um manguezal, que infelizmente é utilizado para jogar lixo pela maioria dos moradores que não tem consciência da gravidade deste tipo de hábito.

O projeto foi idealizado pela Eco TI Logística Reversa de Eletroeletrônicos. "As crianças não estão diretamente ligadas a essa iniciativa. Nós apenas funcionamos como ponto de coleta e abordamos o tema com os alunos para que sejam uma espécie de divulgadores junto aos adultos: pais, mães, irmãos mais velhos, vizinhos, etc", observa.

Como participar do descarte dos resíduos

Rogéria Barbosa disse que o período de coleta do resíduo eletroeletrônico se estenderá até o dia 06 de junho. Ela disse que a pessoa interessada deve comparecer a escola e preencher um Ficha de Doação do produto. Nos pontos de coleta existe uma pessoa capacitada para receber e registrar os equipamentos descartados.

A diretora disse que estão sendo recebidos, eletroeletrônicos em geral, fogão, micro-ondas, máquinas de lavar louça e roupas, computadores, telefones celulares, monitores, no-breaks, estabilizadores, TVs, equipamentos de som, impressoras, pilhas e baterias, entre outros.

Por outro lado, ela salienta que não estão sendo recebidos produtos como lâmpadas, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e toners e cartuchos fora de impressoras.

Porque reciclar os resíduos eletroeletrônicos

Algumas substâncias químicas encontradas em computadores, pilhas e celulares (mercúrio, cádmo, chumbo, lítio, níquel, zinco, cobalto, etc) causam doenças sérias, e caso não tenham destinação ambientalmente correta podem atingir os lençóis freáticos e rios.

Dessa forma, essas substâncias químicas podem contaminar a água e alimentos consumidores pela população. Por isso, a reciclagem de materiais eletroeletrônicos, assim como seu descarte, devem ser feitos de forma adequada.