Emsurb monta esquema especial de limpeza e abastecimento na Semana Santa

Serviços Urbanos
16/04/2014 15h16

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) preparou um esquema especial para manter a organização e limpeza da cidade durante o feriado prolongado da Semana Santa e do Dia de Tiradentes, de 17 a 21 de abril. A ação na areia e região de bares de praia será intensificada no período, assim como limpeza de locais onde acontecem feiras livres e a conservação das ruas do Centro, que vai acontecer todos os dias.

Na Sexta-feira da Paixão, 18, com um número reduzido de equipes por conta do feriado, os serviços concentram-se nas ruas do Centro da capital sergipana, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia e nos mercados do Bairro América e do Bugio. No sábado, o efetivo volta ao normal e o planejamento inclui, além da limpeza da praia, a continuidade do mutirão no bairro 17 de Março, a ação nas ruas do Centro e a limpeza de feiras livres. Os canais da Av. Francisco Moreira, no Luzia, e da Av. Visconde de Maracaju, no Santo Antônio, também serão limpos durante todo o dia.

No domingo, 20, juntamente com o serviço nas areias das praias, acontecerá a coleta dos resíduos de bares da região. As feiras livres do dia, como a do conjunto Augusto Franco, também serão atendidas, assim como viadutos, a Passarela do Caranguejo e a Praça de Eventos da Atalaia.

No Dia de Tiradentes, segunda-feira, 21 de abril, quatro equipes, com 12 agentes cada, cuidarão da limpeza da praia, desde a Coroa do Meio até a Aruanda. As avenidas de grande fluxo recebem o serviço de varrição, equipes serão destinadas a Av. Augusto Franco, Av. Rotary, Av. Antonio Alves, Av. Heráclito Rollemberg, Av. Santos Dumont, Rodovia Paulo Barreto, Av. Beira Mar e Rua Niceu Dantas. A Rua Socorro, onde é realizada a feira no São José, e as ruas do Centro também serão atendidas.

Na terça-feira, o cronograma volta ao normal, com serviços de conservação do espaço público em diversos pontos da cidade e o início do mutirão de limpeza geral no bairro Santa Maria.

"Vamos finalizar a ação no 17 de Março neste sábado e partiremos para o Santa Maria após o feriado. Nosso planejamento inclui oito equipes para o serviço de varrição, gadanhamento, roçagem, recolhimento de entulho e lixo e limpeza de canal em todo o bairro a partir da terça-feira", explica o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam.   

Abastecimento

O funcionamento dos mercados e feiras livres também foi alterado por conta do feriado da sexta-feira da Paixão, dia 18, e do Dia de Tiradentes, 21 de abril, segunda-feira. As alterações foram elaboradas junto com os comerciantes.

Nos dias 17,19, 20 e 21 os mercados Centrais e Setoriais funcionam em seus horários normais, sendo quinta e sábado das 6h às 17h e domingo e segunda das 6h às 13h (os setoriais não abrem às segundas-feiras). Na sexta-feira da Paixão (18), todos os mercados estarão fechados, exceto o Albano Franco, cujo setor de pescados funcionará das 6h até o meio-dia. As feiras livres programadas para a sexta-feira serão antecipadas para a quinta-feira, 17.