Fundat encerra cursos de Bolsas Finas e Biscuit de Páscoa

Formação para o Trabalho
17/04/2014 10h00

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), encerrou na última terça-feira, 15 de abril, as turmas dos cursos de Bolsas Finas e Biscuit de Páscoa. Os cursos, pertencentes à categoria de cursos livres da Fundat, foi ministrado na igreja Assembleia de Deus no bairro Siqueira Campos.

De maneira geral, os cursos livres procuram incentivar a geração de renda de maneira rápida e acessível, para isto, tanto o curso de Bolsas quanto o de Biscuit têm uma carga horária breve e utilizam materiais recicláveis. Estas medidas visam facilitar a aplicação dos conhecimentos obtidos nos cursos para a geração de renda, já que o investimento inicial torna-se menor.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, compareceu aos dois encerramentos, a fim de elogiar o trabalho realizado, ressaltar a importância de dar continuidade à produção das peças e acrescentar informações sobre os demais serviços oferecidos pela Fundat.

"Os cursos livres desempenham um papel fundamental para alcançar os objetivos da Fundat, pois os conhecimentos construídos através das oficinas, se praticados e levados a sério podem fazer muita diferença na vida dos nossos alunos. Pensando nisso, sempre prezamos por qualidade nos produtos e nos nossos instrutores", ressalta Gláucia Guerra.

Bolsas Finas

A oficina de Confecção de Bolsas está entre os cursos livres mais procurados da Fundat, tanto pela beleza do produto, quanto grande aceitação no mercado."Na primeira etapa do curso, aprendemos como é o processo de produção, com destaque para a possibilidade de variar a bolsa a partir do tecido, poisse for uma bolsa para a noite usamos tecidos de renda, seda, tafetá e se for esportiva, usamos estampas.Na segunda etapa confeccionamos o molde da bolsa, e a partir da criatividade das alunas pode ser feito diversos modelos, acrescentando acessórios."

A aluna do curso de Bolsas Finas, Miriam Fontes, pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para ensinar outras pessoas, além de garantir uma renda com um possível negócio. "Quero aproveitar a proximidade do Dia das Mães para fazer bolsas e levá-las para vender na faculdade em que estudo. Espero fazer novos cursos, porque estou sempre pronta a aprender", explica a aluna.

Biscuit de Páscoa

A instrutora do curso Adriana dos Santos Lima conta que aprendeu as técnicas do biscuit em um curso da Fundat e que vem praticando e aperfeiçoando os conhecimentos tanto nas aulas que ministra quanto no trabalho independente em um ateliê. "É sempre emocionante ministrar este curso, pois me vejo nas alunas e sei que assim como eu, elas podem utilizar esses conhecimentos para ter sucesso na vida profissional", a instrutora acrescenta que durante as aulas reaproveita materiais e dá dicas de como gerenciar a produção.

A pedagoga Maria Irineuma, aluna do curso de Biscuit de Páscoa, chamou atenção para o desempenho da professoral. "Como esta é a minha área de interesse fico muito atenta e posso dizer com certeza que a professora soube transmitir o conhecimento de maneira muito precisa, cuidadosa e com respeito à liberdade criativa das alunas, todas nós ficamos a vontade para criar e desenvolver peças além das que a professora ensinou", comenta.