Guarda Municipal e CAPs vão promover inclusão social de jovens e adultos

Guarda Municipal
17/04/2014 09h58

 

Na manhã desta quarta-feira, 16, representantes da GMA e da Rede de Atenção Psicossocial do município de Aracaju reuniram-se para firmar uma parceria a fim de promover a inclusão social de jovens e adultos através do esporte. O objetivo é oferecer aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) algumas modalidades esportivas existentes no Centro de Treinamento da Guarda.

Inicialmente, deverão ser incluídos nas atividades os usuários do CAPs AD Vida, que atende casos de álcool e outras drogas entre adolescentes até 18 anos. "A ideia é de fortalecer a relação e o cuidado com os jovens, oferecendo uma prática que, além de unir, trará valores para a vida desses meninos e meninas, dará uma perspectiva de futuro. Quem sabe podem até virar profissionais", animou-se a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha.

"Tivemos essa iniciativa após uma reunião do Comitê sobre a situação da população de rua, quando conhecemos o espaço que a Guarda possui para o treinamento. Falei com o coronel Enilson, comandante da GMA, e ele rapidamente abraçou a ideia. Com certeza vai ser uma parceria muito positiva", afirmou Karina.  No primeiro momento os jovens serão convidados a praticar badminton e natação. Existe ainda a previsão de usuários de outros CAPs serem incluídos no projeto, como os do CAPs Arthur Bispo do Rosário, que atende pessoas com transtornos mentais.

O Guarda Municipal Fábio André, coordenador do CT-GMA, também ressaltou a importância social da parceria. "Essa união é bem interessante porque abre espaço para a Guarda demonstrar a sua preocupação com a sociedade e o caminho que as pessoas estão tomando. Colocar esses usuários para praticar esportes ajudará a incluí-los na comunidade. É um projeto sensacional e nós estamos dando todo apoio, disponibilizando nossos profissionais para que dê certo. A Guarda está mostrando que não apenas pune, mas também oferece oportunidades para que eles encontrem um novo caminho para a sua vida", destacou o GM Fábio André.