João Alves Filho conhece tecnologias para transporte público em Bogotá

Agência Aracaju de Notícias
22/04/2014 17h34

Na última semana, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e o vice-prefeito, José Carlos Machado, continuaram as visitas na cidade de Medellín, na Colômbia. Foram acompanhados do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o secretário de Segurança Municipal de Recife, Murilo Cavalcante, representando o prefeito Geraldo Júlio, o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho, o coronel Enílson Aragão, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju e Arivaldo Barreto, coordenador de Defesa do Consumidor do Município.

Na quarta-feira, 16, o prefeito de Aracaju visitou o Metrocable, sistema de teleférico que integra o metro às comunidades que habitam morros da cidade, às bibliotecas públicas ao Centro de Operações e Monitoramento de Medellín, responsável pelo monitoramento por vídeo de mais de 800 pontos de sua malha urbana. E na quinta-feira, o vice-prefeito conheceu uma das intervenções urbanas mais arrojadas do mundo: as escadas rolantes da comunidade San Javier.

A importância de visitar esta cidade se dá pelo fato de Medellín ter sido escolhida, em 2013, como a cidade mais inovadora do mundo, em uma premiação concedida pela ONG americana Urban Land. Intervenções urbanas, investimentos em cultura, ações integradas de prevenção ao crime e modernização dos instrumentos de mobilidade urbana foram algumas das razões pela qual ela obteve este título.

A cidade de mais de dois milhões de habitantes - nas décadas de 1980 e 1990 viveu aterrorizada pela atuação violenta dos cartéis do narcotráfico - passou a viver um novo tempo de cidadania e melhoria nos indicadores de qualidade de vida. Há 20 anos, Medellín chegou a contar com uma taxa média anual de mais de 300 homicídios por 100 mil habitantes, sendo considerada a cidade mais violenta do mundo. Hoje, esta taxa está menor que 40 homicídios por 100 mil moradores.

Na quarta-feira, João Alves conheceu o Metrocable, meio de transporte similar ao teleférico e que é integrado ao sistema de metrô da cidade. O sistema foi inaugurado em 2004, conectando a malha metroviária às regiões mais altas e periféricas da cidade em um sistema de quase 10 km de extensão, nove estações e velocidade média de 5 m/s. O Metrocable de Medellín foi criado por uma empresa francesa e já foi reproduzido em Caracas, na Venezuela, e também no Rio de Janeiro, conectando linhas de transporte com regiões periféricas, altas e de difícil acesso.

O prefeito também visitou a Rede de Bibliotecas de Medellín, composta por mais de 30 unidades e que, além de oferecer livros, ofertam ações de recreação e de acesso à tecnologia às comunidades da cidade. Reconhecendo a inovação deste sistema, a Rede ganhou, em 2009, o prêmio "Award for Access to Knowledge" (Prêmio por Acesso à Informação - em tradução livre), promovido pela Fundação Bill e Melinda Gates. Na Biblioteca España, em Santo Domingo, João Alves conheceu os trabalhos que atendem a crianças e jovens da comunidade. 

O último compromisso do dia foi conhecer o Centro de Operações e Monitoramento, onde  visitaram a sala de monitoramento, que registra em vídeos de alta definição as imagens de ruas de Medellín por meio de 800 câmeras de vídeo interconectadas. O Centro também vistoria a circulação das viaturas policiais da cidade e oferece serviços como aplicativos para celular utilizados para a notificação e o acionamento das autoridades em caso de violência. Diferentemente do Brasil, na Colômbia a polícia pertence à União, estando sob o comando das prefeituras.

Já na quinta-feira, 17, o vice-prefeito José Carlos Machado e o prefeito João Alves Filho visitaram as escadas rolantes da comunidade San Javier, que são exemplos mundialmente citados nas discussões sobre inovações urbanísticas em grandes centros urbanos, mas no caso colombiano com o diferencial de terem sido instaladas em 2011 em uma das zonas mais problemáticas da cidade, com altos índices de criminalidade e exclusão social.

Como Medellín está localizada no centro geográfico de um Vale - o Vale da Aburrá, sobre as montanhas centrais da Cordilheira dos Andes - a cidade é rodeada de montanhas, muitas delas tendo sido ocupadas ao longo dos anos de forma desordenada, subnormal ou favelizada. E este foi justamente o caso da comunidade de San Javier.

A intervenção em San Javier conta com seis lances de escada rolantes elétricas, todas cobertas e protegidas contra a chuva, substituindo 350 degraus antigos de cimento e "transportando" mais de 12 mil pessoas diariamente. O projeto custou cerca de R$ 15 milhões à Prefeitura de Medellín e tem acesso gratuito da população.

Este foi o último compromisso da comitiva aracajuana, que conheceu como as cidades de Bogotá e Medellín conseguiram direcionar os investimentos públicos em cultura, esporte, mobilidade e infraestrutura com o objetivo de apoiar a redução da criminalidade e dotar suas populações de maior qualidade de vida.