Emsurb leva educação ambiental à Feira de Possibilidades

Serviços Urbanos
23/04/2014 14h39

Os agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), participam da Feira de Possibilidades, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Costa Melo, no Getúlio Vargas. O evento começa nesta quarta-feira, 23, e reúne até a sexta-feira, 25, projetos sociais de diversas instituições públicas. Um dos objetivos da iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), é estimular a participação da comunidade escolar no desenvolvimento e na apresentação de projetos inovadores e de caráter socioemocional.

Para alertar os jovens cidadãos sobre a importância da adoção da coleta seletiva, os agentes ambientais do projeto Cidadão Consciente, Cidade Limpa representaram uma peça teatral. De forma lúdica, os agentes mostraram os benefícios do hábito de separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis. "O que é ainda mais interessante é que ao repassar esta mensagem para estes alunos, eles se tornam multiplicadores de informação quando retornam para as suas residências", destacou a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti.

Além da participação de outros colégios do município, equipes diretivas das escolas, professores, pais e alunos, o evento conta com a parceria da Controladoria Geral da União, Defesa Civil, Guarda Municipal, Procon Municipal, SMTT, Emsurb, Embrapa, Fundat, Editora Positivo, Joy Street e Liga pela Paz.

Segundo a coordenadora da Feira de Possibilidades, Ana Izabel de Moura, a finalidade da ação é dar oportunidade às escolas. “Reunimos em um mesmo lugar diversos projetos a que a escola pode aderir para enriquecer o projeto político pedagógico cumprindo uma das metas do pacto gestão de 2014-2015”, afirmou a coordenadora.

Projeto 'Cidadão Consciente, Cidade Limpa'

O projeto é composto por jovens maiores de 18 anos que são capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais que recebem o apoio da Emsurb. As equipes visitam escolas, organizações e empresas, e percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa de coleta seletiva visando conscientizar os cidadãos sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido.

Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo contribua com a poluição dos rios. A orientação é armazenar o resíduo e ligar para o Disque Óleo pelo telefone (79) 3041-7401/3259-7377.

Coleta Seletiva

O serviço de coleta seletiva em Aracaju é realizado em mais de 20 localidades a partir do processo de recolhimento, em residências e empresas, de materiais que se transformarão novamente em matéria-prima após serem vendidos pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores). Ambas formadas por ex-catadores de material reciclável e parceiras da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).