Semed abre oficialmente a I Feira de Possibilidades que reúne projetos sociais

Educação
23/04/2014 17h10

Reunindo projetos sociais de diversas instituições públicas foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, 23, pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), a I Feira de Possibilidades da rede municipal de ensino. O evento, que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antônio Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas, prossegue até a próxima sexta-feira, 25.

A coordenadora da Feira de Possibilidades e de Formação Continuada da Semed (Ceafe), Ana Izabel de Moura, explica que o objetivo desse evento é oferecer a comunidade escolar das unidades da rede municipal de ensino de Aracaju oportunidade de conhecer projetos inovadores e socioemocionais, que enriquecerão e fortalecerão o Projeto Político Pedagógico das escolas.

Por isso mesmo, observa Ana Izabel, a feira está acontecendo com os projetos sociais de diversas instituições sendo expostos nos stands, que funcionam como meio de propiciar a participação da comunidade e escolas, contribuindo para o que se tem denominado de Alfabetização Científico-Tecnológica com ações que fortaleçam  o Projeto Político Pedagógico das Escolas em fase de renovação, motivadas pelo Pacto de Gestão 2014-2015.    

Avaliação da feira

Para a diretora da EMEF Anísio Teixeira, a professora Ednalva Santos Silva, a feira está sendo positiva porque se revela uma aula extra-classe, os alunos vivenciam e observam na prática o que aprendem na sala de aula. "Hoje (quinta-feira) os estudantes tiveram oportunidade de ver um  meteoro, plantes do sistema solar, as estrelas. Foi uma aula lúdica que eles gostam muito. A Seme está de parabéns por essa iniciativa", concluiu.

Projetos sociais

No stand da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária de Sergipe (Embrapa-Tabuleiros Costeiros), José Roque de Jesus, do Núcleo de Comunicação Organizacional do órgão federal, disse que estão sendo apresentados aos estudantes, professores e pais de alunos uma série de projetos, como por exemplo, a reciclagem da casca do coco cultivado com adubo orgânico; experimentos sobre a minhocultura; e amostras de sementes da Mata Atlântica.     

Estão sendo expostos também, continua José Roque, projetos sobre o controle da praga do coqueiro, conhecida popularmente como Broca do Olho do Coqueiro; e a ordenha higiênica feita na hora e de custo baixo e prática. "Nossa presença nesta feira é mostrar as novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, bem como, entrar em contato com um público-alvo que tem curiosidade de observar e aprender, que são os estudantes", justificou.  

Em outro stand, desta vez da própria Semed, a responsável pelo Projeto Laborarte - Arte na Escola, Arte e Vida, Helenísia Cardoso, informou que estão sendo apresentados para os alunos e professores o laboratório de arte da Secretaria de Educação, bem como, as oficinas de desenho e pintura, modelagem, teatro de bonecos, teatro, dança e metamorfose, que são os materiais reaproveitáveis.

Por sua vez, no stand da Joy Street, a representante em Aracaju, Daniela Carvalho, explicou que a empresa trabalha com jogos eletrônicos na área de educação, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental. "Estamos apresentando o Concurso para Professores Show de Aula para docentes do Ensino Infantil e Médio e cadastrando-os na base da plataforma. Nossa intenção nessa feira é mostrar a educação dentro da tecnologia", justificou.

Além das escolas municipais de Aracaju, participam da feira equipes diretivas das unidades de ensino, professores e pais. O evento conta com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU), Defesa Civil, Guarda Municipal, Procon Municipal, SMTT, Emsurb, Embrapa, Fundat, Editora Positivo, Joy Street e Liga pela Paz.