Alunos participam de atividades no segundo dia da Feira de Possibilidades da Semed

Educação
24/04/2014 15h04

 O segundo dia da Feira de Possibilidades prosseguiu na manhã desta quinta-feira, com muitas atividades para os alunos da rede municipal de ensino, que brincaram e interagiram com os diversos stands, onde estão sendo expostos projetos inovadores que influenciam diretamente na aprendizagem.

O objetivo desse evento é oferecer à comunidade escolar das unidades da rede municipal de ensino de Aracaju oportunidade de conhecer projetos inovadores e socioemocionais, que enriquecerão e fortalecerão o Projeto Político Pedagógico das escolas. A feira está acontecendo com os projetos sociais de diversas instituições, que estão sendo expostos nos stands, que funcionam como meio de propiciar a participação da comunidade e escolas, contribuindo para o que se tem denominado de Alfabetização Científico-Tecnológica com ações que fortaleçam o Projeto Político Pedagógico das Escolas em fase de renovação, motivadas pelo Pacto de Gestão 2014-2015.    

A diretora adjunta da Emef Costa Melo, Maria Conceição Xavier, informa que a feira está sendo bem visitada e aceita pelos alunos. "Hoje, a peça teatral desenvolvida pela Guarda Municipal com o tema sobre drogas nas escolas despertou muito interesse nos alunos, pois estes interagiram e participaram ativamente, gerando uma maior consciência a respeito dos perigos das drogas", enfatiza.

O stand da qualidade de vida da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), expõe seus projetos que têm como objetivo a  oferta de cursos para a comunidade. "Queremos levar os pais de alunos para as escolas, ofertando cursos profissionalizantes e o suporte na linha do empreendedorismo com cursos de artesanatos, como biscuit, pinturas em tecidos e bolos e tortas", informa Giovanini Rocha, coordenadora da qualidade de vida da Semed.

Com jogos como quebra-cabeça, o stand da Liga da Paz, com a consultora pedagógica Rosângela Ribeiro, desperta bastante interesse nos alunos, que assistem a desenhos animados educativos que têm como temática a paz. "Gostei muito dos desenhos e dos jogos eletrônicos, que ativam nossa memória", diz Jamyly Barboza, aluna do 4º ano da Emef José Conrado de Araújo.

Liga pela Paz - Inteligência Relacional

A Liga pela Paz é uma organização fundada em Ribeirão Preto (SP), em 1992. Seu foco principal está voltado para a educação emocional e social no contexto da redução da violência, construção de uma cultura de paz e melhoria dos índices de aprendizagem. Já inspirou governos estaduais à criação de secretarias de promoção da paz e é pioneira na sistematização da educação emocional no Brasil.