Prefeitura apoia Campeonato de Xadrez

Agência Aracaju de Notícias
05/05/2014 08h51

Com o objetivo de divulgar mais o esporte em nossa capital e incentivar a prática do xadrez aos amantes dessa modalidade, que requer um raciocínio maior e busca atingir os limites da inteligência de cada esportista, foi realizado no Hotel Aquarios na tarde de ontem, 4, o Campeonato Aberto do Brasil de Xadrez Cidade de Aracaju, com parceria da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e suporte técnico e organização da Federação Sergipana de Xadrez (FSX), onde diversas categorias puderam competir e tiveram suas premiações chegando até R$ 5.000,00, em dinheiro, além de brindes ofertados em homenagem ao dia das mães.

O presidente da FSX, Carlos Alberto Viana, destacou que esse campeonato é válido para o Ranking Nacional e que dez Estados participaram desse evento, onde os dois melhores colocados se classificam para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto, que será realizado no mês de novembro em Natal (RN).  Essa categoria, segundo ele, independe de idade, mas são as pessoas mais experientes e que jogam há mais tempo em torneios.  

Carlos Alberto ressaltou que foi um marco histórico não só para Aracaju, mas um reconhecimento em todo Estado de Sergipe, e que a PMA foi extremamente importante para que esse sonho fosse concretizado. Explicou também que existem as categorias específicas, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, categoria Absoluto, Melhor Feminino e Melhor Sergipano, onde a  premiação é específica.

"Cada jogador disputa a mesma quantidade de partidas, e como foram seis ao final, são somados os pontos e consequentemente ganha quem obtiver mais pontos em sua respectiva categoria, e assim, sucessivamente", explicou Carlos.

 Os três melhores na categoria Absoluto foram: em 1º lugar Luismar Brito (PB), 2º Paulo Jatobá (BA) e 3º Rafael Cabral (PE). O melhor Sergipano foi Gustavo Marques em 8º lugar e Melhor Feminino Clara Angélica (SE).

O campeão da categoria sub 10, Josef Konrad, aluno do Colégio Arquidiocesano, com apenas 9 anos de idade ganhou R$ 200,00, e ressaltou que estava muito feliz com mais uma conquista. "Já pratico o esporte há quatro anos, e tive o incentivo dos meus pais que jogam também e já é uma tradição na minha família. Foi pura sorte, aproveitei um erro do meu adversário e capturei a torre conseguindo a vitória, mas quero garantir mais títulos e encher minha prateleira de troféus", concluiu.