Secretários da Saúde e do Meio Ambiente debatem controle de zoonoses

Saúde
13/05/2014 15h45

Serviços e ações necessárias para o controle de zoonoses em Aracaju foram discutidos durante reunião entre os secretários da Saúde e do Meio Ambiente de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura e Eduardo Matos, respectivamente, e o vereador Emerson Ferreira. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

Alvimar Rodrigues destacou que a reunião tocou questões relevantes sobre a situação das ações pertinentes ao controle das doenças comuns ao homem e ao animal e do Centro de Controle de Zoonoses. 

"O combate a zoonoses é um serviço importante e está incluído entre as prioridades da gestão. Nesse trabalho inicial, vamos mapear a situação encontrada e, diante disso, ver as medidas que poderemos realizar", frisou o secretário da Saúde preocupado com o CCZ, cujo canil permanece interditado há cerca de um ano e meio por determinação do Ministério Público.

O secretário da Saúde e Meio Ambiente, Eduardo Matos, reafirmou a parceria com a Saúde de Aracaju, destacando que "as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente devem trabalhar juntas para que Aracaju avance no controle de doenças transmissíveis a homens e animais, bem como na defesa dos animais e a implantação de um serviço de zoonoses com mais qualidade".

O vereador Emerson Ferreira citou projetos aprovados na Câmara, como medidas para castração de animais e  relatou experiências exitosas de modelos de Centros de Zoonoses implantados nas cidades de Porto Alegre e Salvador.  "O controle da população animal e das zoonoses são questões de essencial interesse púbico. Precisamos de uma política pública nesse sentido que preserve a proteção dos animais e a saúde das pessoas", destacou.