Obra na 13 de Julho é finalizada

Infraestrutura
30/05/2014 12h22

A Prefeitura de Aracaju conclui mais uma obra em benefício do cidadão aracajuano. A obra na região do molhe no bairro 13 de Julho foi finalizada hoje, 30, e o trânsito na avenida Beira-Mar volta à circulação normal a partir deste sábado, 31, às 6h. O prefeito de Aracaju em exercício, Vinícius Porto, visitou a obra nesta manhã e constatou de perto os inerentes riscos à saúde da população caso a obra não fosse realizada.

Uma contenção de 16 mil metros quadrados hoje separa, de forma segura, o rio Poxim do cidadão que tanto sofria com os transtornos causados pelas ondas e a insegurança do local avariado, com risco de desabamento causado pelo descaso das gestões anteriores que não tomaram as devidas providências.

De Londres, o prefeito João Alves Filho conversou por telefone com o secretário municipal de Comunicação, Carlos Batalha, e explicou que, como o ritmo da obra seguiu dentro do previsto, a abertura da via foi combinada antes da viagem oficial ao Reino Unido. "O importante não é a minha presença para a conclusão da obra, mas sim o benefício que ela gera para a população de Aracaju. Estou muito feliz por conseguir cumprir mais esse compromisso que assumi com os cidadãos, garantindo também a segurança de quem transita por aquele local", disse.

Vinícius Porto elogiou a postura do prefeito João Alves Filho que priorizou o bem estar do aracajuano quando iniciou a obra. "Tivemos um momento crítico que nenhum aracajuano gostaria que acontecesse. O prefeito João Alves, assim que assumiu, contatou o secretário Luiz Durval e toda sua equipe técnica para que a solução fosse tomada, caso contrário seria uma catástrofe. Toda essa nova essa área construída está protegendo essa região da Beira Mar, onde corríamos o risco de desabamento e até mesmo a saúde", revelou.

A construção tem 640 metros de extensão e seis espigões. O aterro feito entre o molhe e o cais ativo e houve também a execução de drenagem sobre a calçada. Mas o fato que realmente surpreendeu a todos foi uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Sergipe que encontrou no canal da Anízio Azevedo, que desemboca no rio, 10 tipos de super-bactérias, ou seja, resistentes aos antibióticos conhecidos.

Secretário Municipal de Infraestrutura, Luiz Durval, destacou a importância da obra e do risco à saúde do aracajuano caso ela não fosse realizada. "Tenho a consciência que fizemos um enorme benefício à população. O professor Luna da UFS declarou claramente que o nível de poluição é extremamente alto. Todas as pessoas que se acidentaram, caíram no canal e ingeriram seu conteúdo morreram. Nenhum deles veio a óbito por causa do acidente em si, mas sim pela ingestão da água contaminada, que estava sendo trazida pelas ondas, batendo no cais ativo e molhando a pista. Em algumas ocasiões mais violentas molhando até mesmo a pista seguinte. O professor também fez uma declaração que me surpreendeu, dizendo que o spray formado pela água quando a onda batia na cotenção era capaz de contaminar toda a região. Bastava transitar na área para correr o risco de contaminação. Mais uma prova que estávamos certos ao realizarmos a obra", informou o secretário.

O trânsito volta a funcionar no dia 31, por uma decisão operacional da SMTT, que preferiu que a mudança fosse realizada durante o final de semana, quando o transtorno à população é menor.