Obra na Beira-Mar apresenta benefícios imediatos

Infraestrutura
02/06/2014 16h08

Nos primeiros dias após a entrega da Obra de Contenção da balaustrada na avenida Beira-Mar, finalizada pela Prefeitura de Aracaju na última sexta-feira, 30, já é possível sentir os ganhos imediatos que os aracajuanos terão com os investimentos. O desenho urbanístico da obra corrigiu de forma definitiva a ameaça de desabamento da balaustrada que protege o leito Rio Poxim da área residencial às margens do rio. Com um projeto técnica e ambientalmente sustentável, a atual gestão não mediu esforços para, de forma emergencial e preventiva, evitar algum desastre provocado pelo avanço e a força das águas fluviais.

A obra também trará outras melhorias, além de consolidar a infraestrutura do local. A mobilidade urbana da região, que é um dos principais corredores de trânsito da capital, ganhará novos contornos e será ampliada. Inicialmente a calçada que margeia a avenida está sendo coberta por um material asfáltico mais resistente à salinidade e os efeitos da brisa. Há previsão de urbanização da obra futuramente, e consta no projeto a construção de ciclovias no trecho incorporado pelo aterro de contenção.

A rede de drenagem também foi ampliada e vai elevar a capacidade de absorção e escoamento das águas pluviais vindas dos canais. Como a área total da obra possui cerca de 16 mil metros quadrados, incluindo um molhe com 640 metros de extensão e seis espigões que medem 40 metros cada, era necessário ampliar a drenagem e criar as condições necessárias para as águas pluviais desaguassem no leito no rio Poxim, sem causar danos e nem poluição.

"Era preciso ter a visão de um engenheiro e de administrador precavido e estudioso para garantir a execução da obra e desmistificar alguns boatos infundados que tentavam confundir a opinião pública. Com o compromisso e trabalho liderado pelo prefeito João Alves, realizamos estudos de impactos ambientas, elaboramos pareceres, engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) confirmaram a necessidade da obra, e, além disso, foi constatada por professores da Universidade Federal de Sergipe a presença de mais de dez bactérias imunes a qualquer antibiótico que poderia causar uma epidemia em proporções incalculáveis", lembra o secretário municipal de Infraestrutra, Luiz Durval Tavares.