População elogia obra de contenção na avenida Beira-Mar

Infraestrutura
09/06/2014 10h17

A Prefeitura de Aracaju entregou no fim do mês maio um grande investimento que vai proporcionar mais segurança para quem mora ou trafega pela região da avenida Beira-Mar, especificamente entre no trecho entre o Iate Clube a a avenida Anízio Azevedo, no bairro 13 de Julho.  A obra de contenção da balaustrada separa, de forma segura, o rio Poxim da área de circulação da população, que sofria com os transtornos causados pelas ondas e a insegurança do local avaliado, com risco de desabamento. Além disso, a rede  de drenagem foi ampliada, criando condições necessárias para as águas pluviais escoarem no leito no rio Poxim, sem causar danos e nem poluição.  

Já nos primeiros dias após a entrega da obra é possível notar os benefícios que os aracajuanos estão tendo com os investimentos. "Aracaju se expande e com isso há necessidade de obras que trazem melhorias à população. A obra, além de necessária, embeleza a cidade. Fico feliz e parabenizo a prefeitura por ver mais e mais obras que beneficiam a minha querida Aracaju", destacou a empresária Simone Santana.

Um fato que surpreendeu a todos foi o risco a saúde da população. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) encontrou no canal da Anízio Azevedo, que desemboca no rio, dez tipos de super-bactérias, ou seja, resistentes aos antibióticos conhecidos. A pesquisa também destacou que o nível de poluição é extremamente alto e que o spray formado pela água quando a onda batia na contenção era capaz de contaminar toda a região. Esse fato só fez reforçar o empenho da Prefeitura na necessidade de realização da obra.  O empresário Sandro Figueiredo, que tem um empreendimento nesta localidade, também reconhece a importância da obra. "Quando começou a poeira incomodou o pouco justamente o meu tipo de comercio. Mas tenho consciência de que essa obra foi necessária para a população", enfatizou.

O desenho urbanístico da obra corrigiu de forma definitiva a ameaça de desabamento da balaustrada que protege o leito Rio Poxim da área residencial às margens do rio. "O avanço do mar era eminente e a obra é importante, pois ela contem o avanço do mar e ameniza os danos", destacou o educador físico Ricardo José.

Para o auxiliar de obra Alexandro Souza Santos, que utiliza a bicicleta como meio de transporte, a obra também traz benefícios aos ciclistas. "As melhorias no calçamento permitem que a gente não dispute o trânsito com os carros". Já o comerciante Flávio dos Santos, que faz atividade física todos os dias na região, destaca a ampliação da área para o lazer. "Anteriormente, quando o mar avançava, a água atingia quem circulava por aqui.Muitas vezes era preciso descer a calçada pra não se molhar. Com essa obra isso não vai mais ocorrer. É mais espaço para o lazer e segurança para todos", concluiu.