Cras entrega a idosos carteiras para passagem interestadual

Assistência Social e Cidadania
02/07/2014 15h12

O primeiro lote de carteiras para passagem interestadual do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi entregue na tarde da última terça-feira, 2, aos idosos dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim. O documento, que foi gerado a partir do Cadastro Único, permite ao usuário o privilégio de realizar gratuitamente viagens de ônibus para qualquer estado do Brasil. É a primeira vez que as carteiras do MDS são entregues nos próprios equipamentos sociais. 

A coordenadora do Cras, Elisabeth Ribeiro, e a assistente social, Luciana Bittencourt, aproveitaram o momento da entrega das carteiras para orientar os idosos sobre todo o processo de agendamento das viagens, lembrando-os que o Estatuto do Idoso lhes garante o benefício.

Maria Eide faz parte do GCFV ‘Alegria de Viver' e revelou estar ansiosa para o uso do benefício, apesar de não saber para onde quer viajar. "São tantas as possibilidades que eu não consigo decidir qual estado eu quero conhecer primeiro. É muito gratificante ter esta oportunidade e ter a equipe do Cras nos orientando para que tudo aconteça da melhor forma", comemorou. 

Para a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, o fato de os documentos serem entregues no próprio Cras oferece mais conforto e acesso mais facilitado para os idosos, usuários que precisam de toda atenção e respeito da Assistência Social.