Biblioteca Clodomir Silva promove Portal Literário

Cultura
02/07/2014 15h29

"Não faça versos sobre acontecimentos. Não há criação nem morte perante a poesia". Recitando o poema de Carlos Drummond de Andrade, a coordenadora do projeto Portal Literário, Maruze Reis, abriu sua palestra, nesta quarta-feira, 2, na Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

"Esse projeto nasceu para propagar a literatura, além de dar oportunidade à população de conhecer mais os poetas e suas obras. A biblioteca abraçou o projeto Portal Literário, porque aqui é um espaço para ensino/aprendizado", justifica a diretora da Biblioteca Clodomir Silva, Fátima Góes.

Dentro da palestra proferida pela coordenadora do projeto, Maruze Reis, também foram desenvolvidas atividades como leitura de poema, debate sobre poetas e linguagem literária. "Os temas são variados. Hoje, trabalhamos o tema poema e no encontro seguinte, que acontece no próximo mês, vamos falar sobre contos", explica.  

Para o compositor e apaixonado pela literatura, Jeyson Fire, participar do Portal Literário é um momento de aperfeiçoar os textos. "Aqui posso aprender e, com as orientações da professora, vou buscar melhorar, tanto minhas composições, como meus poemas. Esse momento é de extrema importância para minha vida pessoal e profissional", diz.

O objetivo do Portal é dar acesso ao conhecimento através da leitura e conversa com os participantes da roda. Segundo a professora Tânia Góis, ler poesias é uma ótima oportunidade para as passagens que a vida proporciona. "Os poetas brasileiros e sergipanos são de enorme importância para o conhecimento e seria muito importante que houvesse a introdução de poesia no ambiente escolar", ressalta.