Parceria entre Fundat e IFS alia cursos do Pronatec ao Programa Mulheres Mil

Formação para o Trabalho
09/07/2014 17h49

"Quero aproveitar essa oportunidade de estudar e ter conhecimento, para realizar meu sonho de ser alguém na vida". Mãe de cinco filhos e avó de cinco netos, Ana Lúcia Nascimento é, e muito, alguém na vida. No entanto, ao passo que a família avançou no tempo, sua trajetória profissional não seguiu o mesmo ritmo. Agora, ao decidir se matricular em um curso profissionalizante, ela garante: "Não vou deixar passar".

Aos 50 anos, Ana Lúcia colhe os frutos do Programa Mulheres Mil, que, este ano, foi inserido no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em Aracaju, a parceria da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) de Sergipe possibilitou a oferta de dois cursos: Auxiliar de Cozinha e Agente de Informações Turísticas - ambos com carga horária de 200h/aula. A Fundat é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

"A área de turismo tem gerado muitas oportunidades na nossa Agência do Trabalhador. Já na área de auxiliar de cozinha, além de carteira assinada, também se pode trabalhar como autônoma", explicou a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, ao lembrar que o município de Barra dos Coqueiros também será contemplado com a pactuação - através dos cursos de Camareira e Auxiliar de Cozinha. Ao todo, 200 mulheres serão capacitadas pela fundação. "O objetivo é atender àquelas em situação de vulnerabilidade social", reforçou Gláucia.

Disposta a repetir a experiência que teve em 2013, Laís Cavalcante, de 36 anos, já tem noção dos resultados que pode alcançar a partir da Formação Inicial e Continuada. "Fiz curso de cabeleireira pelo Pronatec, no ano passado, e hoje trabalho com isso para ajudar na renda. Agora, vou me aperfeiçoar e aprender coisas diferentes", afirmou Laís, que optou por uma das vagas para Agente de Informações Turísticas.

Inclusão no mercado

Embora o "Mulheres Mil" já tenha seis anos de execução no estado, a nova formatação do programa reflete diretamente na autonomia e na cidadania das participantes. "Para algumas mulheres, essa oportunidade é única. Com essa parceria, a Fundat já seleciona as alunas e ainda pode apoiar em outras instâncias, como no encaminhamento posterior", avaliou a coordenadora geral do Pronatec/IFS, Jânia Reis. "É um programa de inclusão", concluiu.