Aracaju reconhecida nacionalmente pelo Pronatec

Formação para o Trabalho
10/07/2014 19h23

Na tarde desta quinta-feira, 10, mais de quatro mil alunos puderam realizar o sonho de receber um diploma. A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) realizou a solenidade de formatura para os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) demandados tanto pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 75% do total de vagas, quanto pelo Ministério do Turismo (MTUR), 25% do total.

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou da solenidade de formatura ao lado da Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à fome e Pobreza, Tereza Campelo. Empolgado com o resultado do Pronatec em Aracaju, o prefeito revelou que é um programa pelo qual sempre nutriu enorme admiração. "Já passei por vários presidentes, e antes havia uma grande disputa para retirar os recursos do sistema ‘S' e levar para os cofres públicos e isso não funcionaria. Então, a presidente Dilma teve a iniciativa, que foi brilhante, de capitalizar o trabalho desse Sistema SEST-SENAT para preparar mão de obra qualificada. Em dois anos eu nunca vi um programa dar resultado em tão curto prazo e de uma forma tão ampla, pois em 2 anos temos 8 milhões de brasileiros capacitados. Para o nosso orgulho, a nossa cidade conseguiu ser a melhor em meio a 3 mil cidades", disse o prefeito.

O Pronatec é um programa de inclusão produtiva do Governo Federal voltado para a melhoria da especialização profissional e da empregabilidade da população. Participaram do evento alunos formados no ano de 2014 e outros com, no mínimo, 80% do curso concluído. Até 2012, apenas 2.158 pessoas concluíram cursos do Pronatec, mas após a atual gestão, Aracaju vem se destacando na oferta de cursos do Pronatec, visto que entre janeiro e novembro de 2013 foram contabilizadas 7.343 matrículas, elevando a cidade ao 6º lugar no ranking nacional de ofertas. Somente até o início deste ano, já foram ofertadas 6.672 vagas.

Segundo a ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Pobreza, Tereza Campelo, é uma alegria participar de mais uma formatura. "Tivemos mais de 4 mil alunos como formandos, onde a maioria deles é de baixa renda e baixa escolaridade, também alunos de turismo, mostrando que o povo no Brasil quer trabalhar e quer mudar de vida. Sergipe se destaca com ação muito boa no Pronatec e em outras áreas e para mim foi um orgulho fazer parte deste momento e, certamente, para os alunos também," enfatiza.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, afirma que "É um momento de grande alegria, pois vemos nossos alunos saindo com o certificado na mão, prontos para o mercado de trabalho e capacitados para terem seus currículos selecionados. É o início de uma carreira profissional, e de 2013 até hoje já são cerca de 15 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho. Para nós isso é um orgulho!", analisa Gláucia.

A aluna Priscila Peixoto Santos, que fez o curso de Auxiliar de Cozinha, é uma das formandas. "O curso apareceu em um momento bom para mim, porque eu estava desempregada e através de informações de um amigo eu comecei a estudar. Em alguns momentos pensei em desistir, mas os professores nos incentivavam e nos auxiliavam. Para o futuro, espero colocar tudo que aprendi em prática e estou aberta  para novas oportunidades", reforça.

Clisanete Felix aproveitou o curso para aprimorar seus conhecimentos e melhorar o seu próprio negócio, ela trabalha com tecidos e fez o curso de costureira. "As aulas me ajudaram a ter mais conhecimento e aprender mais. Vai ajudar e muito, eu já fazia mosaico de tecido, mas também aprendi coisas novas, como a fazer bolsas finas", conta.