Curso de vendedor chega ao fim e qualifica novos profissionais para o mercado

Formação para o Trabalho
14/07/2014 18h08

O segmento comercial de Aracaju conta agora com 18 novos profissionais devidamente capacitadas. Terminou nesta segunda-feira, 14, o curso de Vendedor ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Com carga horária de 160h, as aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) da Fundat, que fica localizada no bairro Santos Dumont.

Na turma, alunos de 17, 30 e até 60 anos se matricularam em busca da qualificação adequada. "Eles já tinham conhecimento prático e, agora, eles têm o conhecimento científico. Tiveram uma evolução", comenta o professor Vágner Costa, ao lembrar que o conteúdo programático abordou temas como planejamento de vendas e pesquisa de mercado. "É um curso totalmente dinâmico", destaca.

Empenhada em se diferenciar dos demais profissionais, Andréa Lima tem consciência de que, a cada no aprendizado obtido, mais preparada ela estará para os desafios do dia a dia. "Com o curso, ganhei conhecimento de outras coisas: ética, como lidar com o cliente, como tratar os colegas de trabalho. Vai servir para abrir portas de emprego e buscar algo melhor pra mim", analisa Andréa.

Há dez anos envolvido na área comercial, David Antônio dos Santos já lamenta o final da rotina que o acompanhava desde o dia 05 de maio, quando as aulas iniciaram. "Valeu à pena, queria que continuasse mais", garante David, ciente da necessidade de se aperfeiçoar. "Vim garantir meu certificado para acrescentar no currículo, porque nunca tive experiência com cursos. Aprendi a me aproximar mais do cliente", relata.

Trampolim

Além de gratuitos, os cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec auxiliam os alunos nos gastos com transporte e lanches. Para a coordenadora da UQP do Santos Dumont, Sandra Almeida, trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional. "Um curso desse é um trampolim para o mercado de trabalho", afirma, reforçando essa tese com um exemplo prático. "Uma das alunas foi chamada para trabalhar no decorrer do curso. Isso nos serve de exemplo, porque conseguimos dar um direcionamento a esses jovens", observa a coordenadora.