Unidades da Funcaju participam do 1º Encontro Bibliotecas em Rede

Cultura
15/07/2014 17h49

Aracaju foi escolhida para sediar o 1º Encontro Bibliotecas em Rede, que conta com a participação de duas unidades da Fundação Cultural Cidades de Aracaju (Funcaju): as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes Vieira. A iniciativa é do Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Por ainda se tratar de um projeto piloto, apenas seis bibliotecas da grande Aracaju, sendo quatro municipais e duas estaduais, foral indicadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Publicas de Sergipe para participar do encontro.  "Ficamos muito orgulhosos de ver as duas bibliotecas vinculadas à Funcaju serem convidadas para um encontro como este, em que se trocam ideias e criam-se novas propostas culturais", afirma a vice-presidente da Funcaju, profª. Aglaé Fontes.   

A representante da Ufscar,  Profª Tereza Melo, conta que a Universidade tem tradição com projetos de articulação de rede, e por isso foi escolhida pelo SNBP. "O objetivo do projeto é criar um espaço para que estes trabalhadores, não só bibliotecários, como também atendentes, estagiários e outros envolvidos com as bibliotecas, possam se conhecer. É uma oportunidade deles falarem sobre suas práticas, suas boas experiências e sobre as dificuldades incomuns, para depois desenvolver novos projetos", destaca.

O encontro, que acontece no hotel Riverside, segue até quinta-feira, 17, e já estão agendados outros três encontros regionais pelo país até dezembro. No primeiro dia de atividade, a programação iniciou com uma dinâmica de apresentação do grupo. Em seguida os participantes assistiram a uma palestra com Abel Santos, membro do Polo LiteraSampa e a tarde, foi realizado um mapeamento de cada uma das seis bibliotecas.   

Para a diretora da Biblioteca Epifánio Dória e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Mírian Elorza, a biblioteca é muito mais do que um espaço de leitura e que o encontro vem de encontro com essa ideia.  "É uma satisfação a escolha de Sergipe como local deste primeiro encontro pelo reconhecimento do trabalho que temos feito, mas também é uma responsabilidade, pois queremos nos empenham para atingir resultados sempre melhores", ressalta.