Semfas capacita trabalhadores para dar mais qualidade aos serviços

Assistência Social e Cidadania
17/07/2014 14h33

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) abriu 480 vagas para a capacitação dos servidores no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Oito temáticas estão sendo trabalhadas em cursos, com o objetivo de dar mais qualidade aos serviços socioassistenciais, bem como retomar o Plano de Formação Continuada da semfas.

Os cursos foram iniciados no último dia 15 e se estenderão até nove de setembro, com uma carga de 120 horas, segundo informou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, para quem a capacitação é fundamental para elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

"Os usuários são a razão da Assistência Social e a orientação do prefeito João Alves Filho é de que devemos promover todos os esforços para alcançarmos a excelência dos serviços", declarou Selma Mesquita, acrescentando que os trabalhadores tiveram a liberdade de escolher os cursos que mais correspondiam às suas atividades.

Didática dos cursos

Cada um dos oito cursos possui 120 horas de carga horária e será ministrado em três etapas: temática de cada curso (70 horas), oficina de construção da realidade de trabalho e troca de experiência entre os profissionais (30 horas) e orientação para confecção de artigos (20 horas).

"Os artigos são pré-requisitos para a conclusão da capacitação e serão compilados para a confecção de uma revista que servirá como fonte de pesquisa da realidade da rede Suas em Aracaju", informou Laiones da Silva Nascimento, o diretor do Instituto Nacional de Ensino e Desenvolvimento, instituição que está ministrando a capacitação.

Os cursos oferecidos são: Metodologia do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e risco; metodologia de trabalho com famílias na Proteção Social Especial de Alta Complexidade; metodologia de trabalho social com crianças, idosos, adolescentes e pessoas com deficiência na Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade; metodologia de trabalho social com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional; metodologia de trabalho social voltado para proteção Social para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; metodologia de trabalho voltado para acompanhamento familiar; o Suas e o serviço de proteção em situações de calamidade pública e emergenciais; metodologia de aborgadem e trabalho com população de rua.

Selma Mesquita informou que anteriormente a Semfas ofertou aos trabalhadores do Suas em Aracaju o curso de Libras (Língua dos Sinais). "Queremos que nossos técnicos estejam habilitados a lidar com todos os usuários, especialmente com as pessoas com necessidades especiais", salientou.

Valorização     

Na avaliação da coordenadora do Centro de referência de Assistêcia Social (Cras) Coqueiral, Aldiléia Lemos Amâncio, a capacitação, que integra o Plano de Formação Continuada dos trabalhadores do Suas, representa a valorização dos profissionais da casa. "É uma oportunidade única, que deve ser aproveitada para que a gente consiga embasamento teórico para lidar com os usuários", declarou.

 A assistente social da Diretoria de Planejamento da Semfas, Carla Vanessa Dória Silva garante: "é fundamental que o poder público invista na capacitação de nós, profissionais, porque precisamos estar sempre reciclando os conhecimentos e assim desenvolver melhor os serviços que nos compete".