Nova ação do Cata Bagulho atenderá Jardins e Inácio Barbosa no dia 19

Serviços Urbanos
18/07/2014 10h46

Agentes ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorrem as ruas do bairro Jardins e do Conjunto Inácio Barbosa nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de julho, avisando os moradores, de porta em porta, sobre a realização do programa Cata Bagulho neste sábado, dia 19 de julho, a partir das 7h30. Coordenado por educadores ambientais, os agentes repassam também informações sobre a importância da coleta seletiva, orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e dias e horários da coleta de lixo domiciliar.

“Mesmo com alguns transtornos causado pelas chuvas estamos conseguindo avisar aos moradores sobre a realização do programa neste sábado. Os agentes ambientais tiveram dois dias para executar a ação que abrange o loteamento Parque dos Coqueiros, conjunto Beira Rio, Jardim Esperança e Jardim Nice”, salientou Lara Melo, que faz parte da equipe técnica da Emsurb que gerencia o programa de educação ambiental.

A agente ambiental Patrícia de Souza ressalta que a iniciativa possibilita que os moradores conheçam mais sobre o programa e tenham tempo para separar o que desejam descartar. “Muitos se mostram satisfeitos com a ideia de terem sido informados com antecedência e logo comentam que irão participar eliminando algo que não têm mais utilidade em casa”, disse.

Grageru e Lamarão

O programa já atendeu as comunidades do Grageru e do Lamarão com resultados bem positivos nos últimos dias 5 e 12, respectivamente. Em cada uma das edições, mais de 5 toneladas de material foram coletadas nas residências. Além disso, todo o entulho e lixo descartado irregularmente nas vias públicas também foi recolhido durante as ações.

“Apesar de ainda encontrarmos um volume elevado de resíduo em ruas, avenidas e terrenos baldios, a ação tem revelado o interesse de grande parte da população em manter a cidade limpa. Muito do material que recolhemos está armazenado há bastante tempo por quem sabe que não deve simplesmente descartá-lo em qualquer lugar”, afirmou o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes.