Eleitos novos membros para o Conselho Municipal de Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
18/07/2014 11h09

Em um clima de absoluta tranquilidade foram eleitos na tarde desta última quinta-feira, 17, os 13 novos membros não-governamentais do Conselho Municipal da Assistência Social de Aracaju. O Fórum de Eleição aconteceu na Estação Cidadania - casa dos Conselhos de Direito -, a partir das 14 horas e se estendeu até as 17 horas.

"Alcançamos o objetivo de eleger os novos representantes dos três segmentos que formam a parte não-governamental do colegiado, sem deixar vacância, o que é importante, especialmente quando a gente leva em conta o interesse demonstrado pelos candidatos. Observamos que eles estavam ali bastante entusiasmados e mostrando compromisso com a Política de Assistência Social", declarou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Yolanda de Oliveira.

Segundo ela, os não-governamentais são formados pelos usuários (cinco membros, um por cada distrito), as entidades (cinco) e as instituições de classe (três). A presidente in formou que a nova composição não-governamental será empossada no próximo dia sete, quando também ocorrerá uma reunião para escolha da nova Mesa Diretora do colegiado. "Como existe alternância de poder, desta vez a presidência do conselho ficará com um representante não-governamental", explicou Yolanda de Oliveira.

Para os novos membros do colegiado está prevista para o mês de outubro uma capacitação, onde serão abordadas temáticas como o papel do conselheiro, a dinâmica do colegiado, o Sistema Único de Assistência Social e a Política Nacional de Assistência Social.

Contribuição

Durante o Fórum de Eleição, todos os candidatos fizeram uso da palavra para expor os motivos que os levaram a pleitear uma cadeira no conselho. Em linhas gerais, cada um deles foi levado pela vontade de contribuir com a consolidação da Política de Assistência Social no município de Aracaju.

"Atuamos em 133 países e em 12 Estados brasileiros, trabalhando com crianças e adolescentes, a partir de duas linhas de ação: o fortalecimento familiar e comunitário e o acolhimento institucional. Buscamos uma cadeira no Conselho com o objetivo de termos voz e voto na execução da Política de Assistência Social", declarou a assistente social da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, Thaís Henrique Santos.

A usuária Erivânia Silva de Jesus, do Terceiro Distrito, que levar ao conselho as necessidades daqueles que representa. "Meu objetivo é o de contribuir para a melhoria dos serviços, trazendo ao conselho a voz do povo", disse.

Eleitos

Usuários:

Titulares:

Maria José Vasconcelos Barreto Carvalho (reconduzida)

Francisco Delfino dos Santos (reconduzido)

Lúcia Regina Oliveira dos Santos (reconduzida)

Erivânia Silva de Menezes

Adelmira Conceição

Suplentes:

José Paulo Barros dos Santos

Maria de Lourdes da Conceição

Herculano Ferreira dos Santos

Maria Anália de Jesus Costa

Maria Lúcia de Paula

Entidades

Titulares:

Centro Dom José Brandão de Castro

Instituto Rahamim

Aldeias Infantis SOS Brasil

Instituto Beneficente Cidade Nova

Instituto e Creche Menino Jesus

Suplentes:

Projeto Esperança

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju

Instituto Braços

Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same)

Lar Infantil Cristo Redentor

Instituições de classe (trabalhadores):

Titulares:

Universidade Tiradentes (reconduzida)

Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Sergipe

Conselho Regional de Psicologia

Suplentes:

Conselho Regional de Serviço Social

Sindicato de Psicologia do Estado de Sergipe

Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe