Curso de bonecas de pano qualifica novas alunas e reforça artesanato como fonte de renda

Formação para o Trabalho
18/07/2014 11h22

Os detalhes na costura esboçam o trabalho minucioso. Em alguns penteados, tranças. Em outros, laços coloridos. No rosto de cada peça produzida, o sorriso bordado era semelhante ao que suas criadoras carregavam. O curso livre de Boneca de Pano, realizado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), chegou ao fim nesta quinta-feira, 17, cumprindo com êxito o seu papel social, inclusivo e profissional.

Com carga horária de 20h, a ação foi executada na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Coroa do Meio e caracterizou-se como uma verdadeira oficina de artesanato. "Existe mercado para quem deseja seguir essa área e se tornar artesã ou artesão. Nestas aulas, ensinei os alunos a produzirem os moldes e tamanhos e a montarem as bonecas de pano", explica a instrutora Maria Floreniza dos Santos.

Pela terceira vez em um curso da Fundat, Ketelyn Jakeline já almeja que caminhos seguir para fazer valer a nova habilidade adquirida. "Aprendi a fazer o modelo das bonecas, a produzir os sapatinhos, o vestido. Tenho vontade de trabalhar confeccionando as bonecas e vendê-las na minha comunidade", afirma a aluna, que enxergou nas aulas uma oportunidade. "O que me motivou a fazer este curso foi o desejo de aprender algo novo", resume Ketelyn.

Foi esse mesmo desejo que levou Angélica dos Santos a se matricular. Agora, além da terapia alcançada a partir do processo criativo, ela pretende transformar a arte em fonte de renda. E, para isso, contará com um reforço especial. "Minha filha também gosta de mexer com costura. Ela já está no segundo curso na área e deseja comprar uma máquina, para podermos trabalhar juntas com artesanato e incluir na produção as bonecas de pano", destaca Angélica.

Ascensão profissional

Essa foi a primeira vez que a UQP da Coroa do Meio II, no Loteamento Jardim Atlântico, recebeu um curso livre da Fundat. A coordenadora da unidade, Sylvia Calasans, relata que a distribuição de panfletos em estabelecimentos comerciais da região colaborou com o alcance das inscrições - ao todo, ao final do curso, 22 alunos receberam o certificado de conclusão. "Queremos que a comunidade traga a sua necessidade, para levarmos à Fundat e, assim, colaborarmos com os anseios destas pessoas", enfatiza Sylvia.

Quanto mais aprendizado obtido, maior a experiência em determinada área. Ednilza Cerqueira compreendeu essa lógica e, através dos cursos da fundação, foi conquistando seu espaço. "Hoje, me considero uma artesã, e estou me organizando para montar meu stand na Orla da Atalaia", revela a aluna, orgulhosa com o certificado mais recente. "Foi uma ótima experiência participar desse curso. Descobri quais são as etapas de montagem da boneca de pano e como cada uma se desenvolve. É uma arte que pretendo agregar às minhas encomendas".