Saúde de Aracaju implanta novidades na UPA Nestor Piva

Saúde
21/07/2014 15h12

Melhorar o fluxo de atendimento e a resolutividade de casos encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva é uma das metas da Saúde de Aracaju. Em reunião realizada na sala de administração da UPA, na manhã desta segunda-feira, 21, discutiu-se o processo necessário para implantação de melhorias voltadas para a Unidade. Na ocasião, foi apresentada aos servidores da UPA a assessora Jória Dias, que trabalhará formando uma comissão que vai atuar na atualização do modelo de gestão da UPA.

Participaram do encontro, servidores da urgência, equipe da segurança, gerentes e técnicos administrativos, além da diretora administrativa da Saúde de Aracaju, Carla Oliveira, a coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju, René Porto, e a diretora de Atenção à Saúde da Saúde de Aracaju, Ana Elizabete dos Santos.

Jória Dias reforçou que por determinação do secretário da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, está sendo formada uma comissão que buscará medidas em curto prazo, diagnosticando as falhas na rotina de funcionamento da Unidade, organizando fluxos de atendimento, agilizando assim os serviços.

“A gestão atual vem reforçando que as áreas de maior necessidade de intervenção na Saúde de Aracaju são os serviços oferecidos pela UPA Nestor Piva. Esta comissão fará um trabalho colaborativo com participação de um colegiado composto pelos administradores e servidores da Unidade. A ideia é formar plano de ação para solucionar em curto prazo os problemas, levando melhores serviços a população”, explicou Jória, que reforçou que uma das metas iniciais é melhorar o acolhimento dos usuários do SUS assim que eles derem entrada na UPA.

Durante a reunião também foi enfatizado que a Saúde de Aracaju registrou avanços no abastecimento de UPA Nestor Piva com remédios e insumos médicos-hospitalares comprados de forma emergencial e já entregues na Unidade. Além disso, a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para agilizar os procedimentos licitatórios da Saúde, através da criação de uma Comissão Permanente de Licitação, contando com uma equipe voltada especialmente com processos ligados à pasta.

A diretora de Atenção à Saúde da Saúde de Aracaju, Ana Elizabete dos Santos Silva, reforçou que melhorar os serviços prestados pela UPA Nestor Piva é um desejo de todos, incluindo obviamente os profissionais que atuam na própria Unidade. “Vemos que os servidores lotados no Nestor Piva são profissionais empenhados e que amam aquilo que fazem e assim como a atual gestão querem ver esse trabalho sendo valorizado e ganhando mais resolutividade”, disse.