Interação, diálogo, comportamento: relações interpessoais são abordadas em curso da Fundat

Formação para o Trabalho
22/07/2014 18h01

Engana-se quem pensa que a qualificação profissional se resume apenas ao aprendizado unilateral, em que o indivíduo é um receptor de conhecimento didático. Desenvolver a comunicação interpessoal, de modo a estimular o convívio em grupo, também se mostra um eficaz estímulo às aptidões. Para atender a essa demanda, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) - ofertou, durante uma semana, o curso de Relações Humanas.

"Fiz [este curso] há três anos e vim me atualizar, para melhorar meu relacionamento no trabalho, na família e na sociedade", afirma o locutor Gildevan Bonfim, que já enxerga benefícios para a sua rotina profissional. "Vai dar pra aperfeiçoar a comunicação, me relacionando melhor com as pessoas que estarão do outro lado ouvindo a programação", prevê Gildevan.

Com carga horária de 20h, o curso foi ministrado no Instituto Beneficente Casa da Comunidade, no bairro Cidade Nova, e atraiu também a atenção de Ivanise da Silva. Inicialmente, a aluna conta que se matriculou no curso "para ocupar a mente". Agora, ela já consegue enumerar os benefícios proporcionados pelas aulas. "Foi bom para aprender a conviver mais com as pessoas, como agir, se comportar, dialogar e respeitar o próximo".

Incentivo

A instrutora Ana Paula Bodeker diz que se surpreendeu positivamente com o resultado do curso. "Ajudou a buscar caminhos", sintetiza a professora, que aplicou dinâmicas de grupo e outras atividades de interação. "Trabalhei a autoestima e o autoconhecimento. A maioria aqui está desempregada e em busca de uma oportunidade. O curso deu um direcionamento para eles", acredita Ana Paula, destacando que alguns alunos já desejam abrir seus respectivos negócios.

Aos 31 anos, Iranildes Moura exibia, orgulhosa, o certificado recebido nesta terça-feira, 22, no encerramento das atividades, e deixava claro que, dali em diante, motivação não lhe faltará. "O curso me ajudou a ser mais otimista, a correr atrás do que eu quero e não me sentir incapaz. Afastou meus medos e me deu coragem", garante Iranildes, que pretende, como passo seguinte, se dedicar a algum curso profissionalizante.