Saúde de Aracaju reforça o combate à Dengue na Zona Expansão

Saúde
23/07/2014 14h09

A Saúde de Aracaju está intensificando os cuidados de combate à Dengue na Zona Expansão. Até a próxima terça-feira, 29, cerca de 100 agentes de endemias estarão percorrendo as residências, sítios e chácaras da região para prevenir e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. Nesta quarta-feira, 23, as equipes realizaram um trabalho intenso de visitas e vistorias nas residências situadas nas proximidades da Rodovia dos Náufragos. 

Durante a ação, moradores abriram as portas de suas residências para receber os agentes e aprenderam mais sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar que surjam criadouros do mosquito transmissor da Dengue e assim prevenir-se contra a doença. Esse é o caso de José Alberico Costa, que possui uma chácara e adota cuidados cotidianos para manter o perigo da Dengue longe. "Acho uma excelente iniciativa. Vemos televisão o quanto essa doença é perigosa. Os agentes de endemias visitam com frequência e dão um alerta importante. Devemos fazer a nossa parte não deixando recipientes abandonados acumulando água limpa e parada, tampando bem as lavanderias e reservatórios e jogando lixo apenas em locais adequados", afirmou José Alberico Costa.    

O agente de endemias Ricardo Melo Cruz possui mais de 10 anos de experiência no combate à Dengue e reforça que, para prevenir a doença, manter todo cuidado é importante. "Pneus, garrafas e recipientes abandonados em quintais podem acumular água limpa e parada, oferecendo condições ideais para o mosquito se reproduzir", reforça, orientado que lugares como lavanderias e depósitos de água sem a devida instalação de telas de proteção contra o mosquito ou não devidamente tampados, também preocupam as equipes que trabalham no combate ao mosquito, e por isso devem ser devidamente cuidados. "Em condições ideais, em poucos dias o ovo depositado pelo mosquito se transforma em larva e em seguida vira mosquito adulto", concluiu.

O supervisor geral do Programa Municipal de Controle da Dengue de Aracaju, Elielson Rodrigues, destacou que a Zona de Expansão tem se mantido como área de baixo risco para doença, graças ao trabalho intenso promovido pela prefeitura e a colaboração da comunidade.  "Aqui as equipes realizam um trabalho diferenciado. É uma região marcada pelas longas distâncias entre as casas e propriedades com grandes extensões, presença de poços, muitas piscinas em desuso, tanques e grandes reservatórios de água, o que requer uma atenção redobrada dos agentes que trabalham em mutirões que duram os turnos da manhã e também da tarde", explicou.

Se qualquer pessoa suspeitar de foco de Dengue próximo ao local de trabalho e/ou residência, pode ligar para 3179-1000 para que seja agendada uma vista de agentes de endemias ao local.