Palestra aborda controle de medicamentos e materiais nas Unidades de Saúde de Aracaju

Saúde
24/07/2014 11h32

Dirigentes dos setores de Logística e da Coordenação de Assistência Farmacêutica (Codaf) da Saúde de Aracaju estiveram reunidos com gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF) do Município. O encontro aconteceu na tarde de quarta, 23, na sala de treinamentos do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, onde foi realizada palestra sobre o funcionamento da dispensação e controle de medicamentos nas unidades.

O coordenador da Codaf, Álvaro Vitor, passou para as gerentes as orientações sobre os processos logísticos implantados pela secretaria, para aperfeiçoar o controle do uso e solicitação de medicações e materiais médicos-hospitalares. "A reunião visou realizar o alinhamento dos processos de controle de estoque entre a Logística e Assistência Farmacêutica junto às Unidades de Saúde, garantindo controle de estoque e o registro de informações para subsidiar a programação de compras de insumos e medicamentos pela Secretaria da Saúde", explicou.

Durante a palestra, foi debatido sobre quais medicamentos cada categoria pode prescrever, dentro das atribuições específicas de cada profissional. "Os servidores foram orientados que todo medicamento só pode ser dispensado nas Unidades de Saúde mediante prescrição. O prontuário não substitui a prescrição e o paciente deve apresentar duas vias - original fica com o paciente e a cópia retida na farmácia. Em casos de antimicrobianos e psicotrópicos a retenção deverá ser da 1ª via. Além disso, foram enfatizados critérios para validade de prescrições apresentados por usuários atendidos em outros estabelecimentos públicos ou conveniados ao SUS como hospitais, urgências ou instituições de caridade", explicou Álvaro Vitor.

Segundo afirma a coordenadora da Rede de Atenção Primária da Saúde de Aracaju, Gildete Maria Ávila Carvalho Macedo, o encontro ajudou a reforçar ações para manter atualizados os inventários das unidades e de suas farmácias. "Ter maior controle dos materiais e medicamentos que entram na unidade e são distribuídos na rotina dos serviços prestados à comunidade, com certeza vai contribuir para melhorar os processos de trabalho e proporcionar um atendimento muito melhor aos usuários", disse.

Padronização

O encontro serviu ainda para esclarecer sobre o que as gerentes e servidores das USF devem fazer para evitar ter problemas nos pedidos enviados à Logística, solicitando materiais e medicamentos. Foi reforçada a necessidade de que cada unidade observe o dia da semana e o horário que devem ser passados as solicitações de materiais, bem como evitar utilização de códigos de produtos não padronizados e fora do padrão pactuado, minimizando assim a pratica de pedidos fracionados durante a semana.

Além disso, as unidades devem se organizar através de mapas de planejamento adequados às principais demandas dos usuários e logo após cada dispensação, registrar no Mapa Diário a quantidade dispensada. No último dia útil do mês, preencher o Mapa Mensal (realização de inventário) e enviá-lo à CODAF até o dia 10 do mês seguinte.