Reunião aborda terceira fase de implantação da Rede Cegonha em Aracaju

Saúde
24/07/2014 17h24

Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram reunidos na manhã de quinta, 24, com o secretário municipal da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, a adjunta Vera Mendonça, para discutir ações a terceira fase de implantação da Rede Cegonha na capital sergipana. Também participaram da reunião, representantes do Hospital e Maternidade Santa Izabel e coordenadores do Programa Saúde da Mulher de Aracaju e do Núcleo de Controle, Auditoria, Avaliação e Regulação (Nucaar).

A rede atua em diversos frentes e visa contribuir para a melhoria de indicadores de saúde, a exemplo de índices como o da mortalidade infantil e da sífilis congênita. O secretário destacou durante o encontro, a importância do programa.  "A Rede Cegonha é uma estratégia de política pública importante, que visa assegurar à população, atenção humanizada à gravidez e ao parto, com nascimento seguro, além do crescimento e desenvolvimento saudável da criança".

A consultora técnica do MS na área da Saúde da Mulher, Mirian Souza, explicou durante o debate que a ideia principal da implantação de mais uma fase da Rede Cegonha visa firmar contratos junto a maternidades, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada e garantir acesso das gestantes aos serviços. "A rede visa sobretudo a qualificação do atendimento materno desde o pré-natal até o puerpério. O Ministério da Saúde quer estimular junto aos gestores municipais e estaduais, a discussão de como será pactuado e funcionará as ações voltadas para  a melhoria desta assistência", disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristianei Ludmila Borges, em Aracaju as ações da Rede Cegonha são prioridade para gestão municipal. "Com o fortalecimento da desta rede, estamos também garantindo mais saúde para as futuras mães e os bebês".