Semed participa do VI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

Educação
24/07/2014 17h32

Os Planos Municipais de Educação e a Atuação dos Fóruns em Sergipe foi o tema central do VI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, que aconteceu nesta quinta-feira, 24, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras. A Prefeitura de Aracaju foi representada no evento pela secretária Municipal da Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana, que também é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SE).

O coordenador Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), professor Humberto Gonzaga, disse que a sexta edição do encontro tinha a finalidade de possibilitar um amplo debate sobre o atual estágio da educação em Sergipe, após a promulgação do Plano Nacional da Educação (PNE). "Este evento deverá trazer benefícios para todo Estado em virtude do alto nível dos participantes e palestrantes", salientou.

Representantes de 52 municípios sergipanos, entre pais de alunos, estudantes, professores, secretários Municipais de Educação, técnicos em Educação e representantes dos Conselhos Municipais de Educação confirmaram presença no evento. Entre os participantes, Humberto Gonzaga destacou, além da secretária de Educação de Aracaju, Marcia Valéria, as presenças do professor João Molevade, que é consultor do Ministério da Educação (MEC); e Gilvana Nascimento, presidente Nacional da UNCME.

Importância dos Conselhos Municipais de Educação

Marcia Valéria foi uma das convidadas a falar na abertura do encontro, oportunidade em que destacou a grande relevância do evento em prol da educação e lembrou a importância dos Conselhos Municipais de Educação na fiscalização e aplicação dos recursos. "O acompanhamento da legislação da educação passa pelos Conselhos, bem como pelos pais de alunos e professores também", reafirmou.

Ela enfatizou a necessidade de se fazer o bom uso também dos recursos materiais para que se possa ter em cada município sergipano uma educação de qualidade. Sobre o PNE, Márcia Valéria observou que, em sua segunda edição, o plano passou quatro para que fosse ajustado e ser sancionado, mas destacou que o mesmo veio com conquistas e indagou: "O que fazer daqui para frente? Quais os conceitos de funcionamento para melhorarmos o ensino?".

A secretária da Educação de Aracaju ressaltou ainda que, no Plano Municipal de Educação, é a cidade que direciona onde os recursos serão aplicados. "Os Conselhos Municipais de Educação têm o poder autorizativo e têm responsabilidade de definir para onde vai a educação do município. É isso, o que deve estar nos PNEs", argumentou.

Marcia Valéria concluiu destacando que todos devem buscar a meta para que os alunos sejam alfabetizados na idade própria que cada município possa oferecer. "O que estamos fazendo de primordial na Prefeitura de Aracaju é buscar a alfabetização das crianças de forma efetiva", afirmou.