Arquivo Público realiza palestra sobre a emancipação do Estado

Cultura
25/07/2014 09h42

Em comemoração a emancipação política da capital sergipana, o Arquivo Público da Cidade de Aracaju, unidade da Fundação Cultura de Aracaju (Funcaju), promoveu nesta quinta-feira, 24, a palestra "Um olhar sobre o 8 de julho". Ministrada pela professora e mestre, Edna Matos, a palestra contou com a presença dos alunos do ensino médio do Colégio Unificado.

A diretora em exercício do Arquivo, Jucileide Morais, ressaltou sobre a importância de realizar um evento em comemoração à emancipação política dentro da unidade. "O Arquivo é um lugar onde se encontra registros da história da capital e nada melhor que aproveitar essa esfera para realizar esta atividade, trazendo até aqui alunos que ainda não conheciam o espaço", afirma.

A emancipação política, que aconteceu em 8 de julho de 1820, marca a data em que Sergipe decreta independência ao estado da Bahia.  Na época as principais atividades econômicas eram a criação de gado para o comércio interprovincial e a cana-de-açúcar. Com a emancipação, Sergipe não dependeria mais dos portos baianos para escoar sua produção.

Para a palestrante, a iniciativa do Arquivo Público é louvável, pois permite a junção da comemoração de uma data relevante com o incentivo aos alunos em conhecer mais sobre a história do Estado. "Receber o convite para vir tratar de um assunto tão importante foi muito gratificante e honroso. O 8 de julho não é apenas um feriado e sim a comemoração de um grande acontecimento para todos os sergipanos. Infelizmente não podemos ver com tanta frequência momentos como esse e o Arquivo tem que ser visto como um local que as pessoas possam aprender também". 

Paulo Henrique, aluno do Colégio Unificado, comenta sobre a oportunidade que teve de participar da palestra. "Quebrar a rotina é muito bom para os alunos. Nossa aula de hoje foi bem mais produtiva, pois saímos da monotonia. Tivemos a oportunidade de conhecer o Arquivo Público que só ouvíamos falar e aprender sobre a história da nossa capital ao mesmo tempo" diz.

O Arquivo Público Cidade de Aracaju é uma local de pesquisa, localizado na Avenida Hermes Fontes, 399, bairro São José e funciona das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.