Biblioteca Clodomir Silva realiza 1ª edição do Literaturação

Cultura
28/07/2014 11h42

 A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na manhã de sábado, 26, a primeira edição do Literaturação - LITE que recebeu o "Projeto dos Sonhos". Idealizado por um grupo de alunos da turma de terceiro ano do Colégio Estadual Djenal Tavares Queiroz, o Projeto foi criado há um ano e meio, e hoje desenvolve trabalhos voluntários com jovens e crianças nas escolas da capital e interior.

Inicialmente o projeto foi criado com o intuito de incentivar e ajudar os estudantes que estava terminando o ensino médio e tinham muitas dúvidas. A ideia é auxiliar os alunos sobre qual caminho seguir na fase de transição para a Universidade, contribuindo para que eles tenham mais segurança na hora de escolher o querem para seu futuro.

Alguns meses depois, a proposta foi ampliada com o Projeto dos Sonhos infantil e para o ensino fundamental. Com isso a prática de leitura passou a ser introduzida para alunos do 4° e 5° ano, que já possuem desenvoltura para ler, interpretar e debater sobre temas literários.

A Biblioteca Clodomir Silva, em parceria com o grupo do Projeto dos Sonhos, cede o espaço para que o Literaturação seja realizado no ultimo sábado de cada mês. O tema do primeiro evento foi os livros da saga Harry Potter e ao término de cada encontro, a equipe apresenta opções de temas para o próximo evento.

Segundo a coordenadora de literatura da Biblioteca, Maruze Reis, esse projeto busca atingir o público adolescente que está afastado da leitura. "Achei bastante interessante a escolha do tema do primeiro encontro, porque um grande público gosta das histórias de magia e aventura, mas o bom do projeto é que todos os tipos de literatura serão abordados, não só de entretenimento. Escritores renomados nacionalmente e sergipanos, também terão espaços para que suas obras sejam conhecidas, estou muito contente com essa parceria", diz.

O Literaturação visa ampliar a leitura e levar o conhecimento literário para todos os alunos, norteado por três pontos principais: cultura, leitura e sonhos. O objetivo é atender aos jovens na questão do debate sobre a literatura clássica e contemporânea. O trabalho é realizado através de apresentações culturais, dinâmicas, jogos, uma mistura de tudo que proporciona interesse e agrada o público jovem.

Para o estudante de Ciências Econômicas, Raí Gomes, que está à frente do Projeto dos Sonhos e desenvolveu o Literaturação o projeto é pioneiro em Aracaju. "Falar sobre a literatura clássica de Machado de Assis e contemporânea através dos livros de Harry Potter, é possibilitar a interação, e ao mesmo tempo não esquecer de preservar a memória", argumenta.