Semed apoiará ações do projeto Aracaju Acessível nas escolas da rede municipal

Educação
28/07/2014 14h14

Em visita à Secretária Municipal da Educação de Aracaju, professora Márcia Valéria Lira Santana, o vereador Lucas de Aribé solicitou apoio para desenvolver o Programa Aracaju Acessível, que visa conscientizar a população sobre a questão da acessibilidade e o direito das pessoas com deficiência, e foi prontamente atendido.

Lucas Aribé explicou que a visita teve por finalidade solicitar parceria para levar a questão da acessibilidade às escolas da rede municipal de ensino. As ações do projeto vão ocorrer no período de 14 a 21 de setembro e o tema central será ‘Práticas Cidadãs de Acessibilidade'.

"Em 2013, o projeto foi positivo porque conseguimos conscientizar a população para questão através de diversas atividades educacionais, esportivas, culturais, seminários e sessões especiais na Câmara de Vereadores de Aracaju", salientou o vereador.

Lucas Aribé destacou também que fez a publicação de uma cartilha sobre a acessibilidade. Com 20 mil exemplares, a cartilha tratou dos direitos dos direitos das pessoas com deficiência. Ele observou que o Aracaju Acessível não é um Projeto de Lei, mas sim de cidadania. "Agradeço muito o apoio dado pela Secretaria Municipal da Educação, pois todos têm a ganhar", concluiu.

Propostas discutidas

A professora Jailma Resende da Costa, da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Semed, disse que o convite para participar das ações do projeto de acessibilidade foi aceito com muita alegria pela secretária Márcia Valéria, que prometeu o apoio necessário.

Durante o encontro, Jailma Resende contou que foram apresentadas também algumas sugestões para o projeto, tanto por parte da Semed quanto do vereador. Uma das propostas foi o isolamento acústico nas salas de recursos das escolas municipais da rede. Outra sugestão foi o diagnóstico das unidades escolares da rede que poderão ingressar no Aracaju Acessível, fazendo o mapeamento do problema nos bairros da cidade.

"Todas as propostas que foram apresentadas durante o encontro entre a professora Márcia Valéria e o vereador Lucas Aribé serão levadas para serem discutidas por grupos da Semed para que possam ter reciprocidade positiva", explicou Jailma Resende. Ao fim da visita, foi feito um convite ao vereador para que ele participe na reunião do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai abordar o Projeto Pró-Infância.