Cata Bagulho recolhe mais de 16 toneladas no bairro 18 do Forte

Serviços Urbanos
28/07/2014 16h21

"Durante a semana fui informada sobre a realização do Cata Bagulho, logo em seguida comecei a separar alguns objetos que não tinham mais utilidade e só traziam transtornos. Já nas primeiras horas do dia marcado para acontecer o projeto, coloquei na frente de casa o que desejava jogar fora e assim que o caminhão passou na minha rua logo recolheu os materiais". O comentário é da cidadã Michele Menezes, que acompanhou a realização do programa Cata Bagulho no bairro 18 do Forte no último sábado, 26 de julho. 

O projeto da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) possibilita que a população descarte objetos que não podem ser levados pelo caminhão da coleta domiciliar. Semanalmente um bairro da capital é contemplado. Ao todo, 16,46 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos foram recolhidos na localidade. Além disso, foram coletadas ainda 27,02 toneladas de lixo orgânico e 1,36 tonelada de material reciclável, destinado para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).

De acordo com o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Roberto Gomes, a prática do descarte irregular é comum no bairro. "O 18 do Forte é uma região em que a prática do descarte irregular é muito comum, tanto que alguns locais viraram tradicionais pontos de lixo. Para minimizar este problema, que tanto prejudica o bem-estar da comunidade e afeta a imagem do bairro, achamos importante a realização do Cata Bagulho na região. Na próxima semana o programa irá atender o bairro Treze de Julho e o Salgado Filho", salientou.