Profissionais da Saúde são orientados contra acidente e exposição a materiais contaminados

Saúde
30/07/2014 14h36

Acidentes de trabalho com o manuseio de materiais perfurocortantes contaminados com resíduos biológicos pode transmitir inúmeras doenças, inclusive os vírus das hepatites B e C e o HIV. Para prevenir esse tipo de risco, Aracaju, através do setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde do Município promove cursos e estabelece protocolos com os profissionais de saúde.

As ações desenvolvidas pelo setor são constantes, como a capacitação de trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva e Fernando Franco, realizada durante este mês. Ao todo, 151 profissionais das duas unidades já receberam orientações sobre os riscos de contaminação desses materiais, caso não sejam manuseados de forma correta.

A coordenadora de Atenção à Saúde do Trabalhador de Aracaju, Karla Magaly, explica que o trabalho desenvolvido, em especial pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Anísio Dário do município, atende ao protocolo do Ministério da Saúde. "Possuímos uma série de orientações, que são linha de cuidado, sobre como proceder em caso de acontecer algum acidente de trabalho durante o manuseio de materiais perfurocortantes. Além disso, a UPA Fernando Franco faz o atendimento emergencial de casos ocorridos em empresas, instituições e demais locais de trabalho, sendo a unidade de referência para este tipo de acidente na comunidade", informa.

Magaly enfatiza que este acidente é mais comum entre os profissionais da saúde, porém, devido ao descarte inadequado de materiais perfurocortantes, profissionais de outras áreas, e até mesmo a sociedade em geral, pode sofrer este tipo de agravo. "Assim, além de orientar profissionais do município sobre o manuseio adequado destes materiais, a Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador também leva as informações para outras instituições".

Ela cita que, durante o mês de julho, foram realizadas capacitações nos hospitais do Coração e de Cirurgia. "O primeiro já presta esse atendimento aos seus funcionários e o segundo está em habilitação para garantir este atendimento imediato tão importante", disse Karla Magaly.

Atualmente a Saúde do Trabalhador de Aracaju conta com uma Coordenação (CAST), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Anísio Dário) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).