SMTT realiza operação educativa para motoristas

Transporte e Trânsito
30/07/2014 13h00

As quartas-feiras na capital sergipana tornaram-se mais produtivas para os motoristas de Aracaju depois das ações educativas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT). A "Operação de Trânsito e Cidadania" marcou presença neste dia 30, na Avenida Tancredo Neves e nos conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia, com intuito de conscientizar e orientar os cidadãos quanto aos cuidados necessários durante o controle do volante.

Em função da diminuição do índice de mortalidade no trânsito, a Operação, que segundo o capitão da SMTT, Cledyvan Siqueira, foi implantada em outubro de 2013, tem tido boa aceitação da população. "Acreditamos que nossa ideia ajuda a diminuir as irregularidades no trânsito, além de aproximar a instituição da SMTT com as comunidades", conta o capitão, enquanto revela que 47 mortes foram contabilizadas neste ano em Aracaju.

"Nós não estamos aqui para multar, só para orientar e conversar com os motoristas. Muitos motociclistas andam de chinelo, sem viseira no capacete. Já quem anda de carro não pode deixar de usar cinto e nem falar ao celular. Tudo isso aumenta o risco de acidentes. Tem muita gente desatenta, mas estamos aqui pra ajudar", acrescenta W. Oliveira, supervisor de Operações da SMTT.  

Além de ser habilitado, o motorista precisa colaborar com regras básicas de educação no trânsito. "Nós orientamos a população a usar o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige. Estamos aqui para relembrar aos motoristas de carros, motos, caminhões  tudo o que eles já tinham aprendido na autoescola", explica Kleciara Souza, integrante da Coordenadoria de Educação no Trânsito.

Os motoristas que passaram nas localidades da ação não só gostaram da iniciativa, como concordam com a continuação da Operação. Não foi diferente com José Claudio e Suelena. "É ótimo porque educa os motoristas e conscientiza. É uma boa ação", conta sorridente José Claudio. "Com certeza, conscientizar esse pessoal é muito importante, acredito que ajuda a diminuir o índice de mortes no trânsito", diz Suelena.

Segundo informações da SMTT, em média, 380 condutores são abordados por dia de Operação, assim como 111 ações educacionais entre palestras, blitz e apresentações teatrais foram realizadas durante todo o primeiro semestre de 2014.