Eleitos novos membros para o Conselho Municipal da Mulher

Assistência Social e Cidadania
31/07/2014 11h27

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) elegeu, na manhã da última quarta-feira, 30, os novos membros não governamentais do colegiado para a gestão 2014/2016. O Fórum de Eleição aconteceu na Estação Cidadania - Casa dos Conselhos de Direito, às 9 horas e se estendeu até às 11h30.

O colegiado possui sete cadeiras governamentais e sete não governamentais, ambas com suplentes que representam a sociedade civil, atuando no núcleo de gênero e na promoção e defesa dos direitos da mulher. Dentre as cadeiras não governamentais, uma é reservada à Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB), cujo representante é indicado pelo presidente da Ordem.

As outras seis cadeiras são escolhidas de forma democrática durante o Fórum, por aclamação, sendo assim distribuídas: um para os sindicatos, uma para as universidades e quatro cadeiras para instituições não governamentais atuantes na promoção e defesa dos direitos da mulher.

O objetivo  do Fórum Eletivo deste ano foi o de escolher os representantes não governamentais para a gestão 2014/2016. Todos os participantes legitimaram sua participação através de previa inscrição, realizada de 14 a 24 de abril. O Fórum ocorreu com tranquilidade e, após a leitura do regimento eleitoral, a presidente do Conselho Municipal de Direito da Mulher, Diana Cerqueira, falou sobre a importância da ativa participação de quem vai fazer parte do colegiado.

"É essencial que, ao abraçar essa função, os eleitos assumam o compromisso de participar com assiduidade das reuniões para fazer valer a oportunidade de ajudar no trabalho da garantia dos direitos da mulher na sociedade", disse Diane. Um intervalo de trinta minutos foi concedido para que os grupos se articulassem para aclamar os titulares escolhidos. 

A professora da UFS Catarina Nascimento, participante do Fórum, comentou sobre a importância de fazer parte do CMDM. "Acompanhar a política e fazer a interação da sociedade civil com a governamental é contribuir para garantia dos direitos visíveis e invisíveis", assegurou. 

Titulares eleitos:

Sindicato das Empregadas Domesticas de Sergipe - Quitéria da Silva Santos

Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Catarina Nascimento de Oliveira

Movimento Internacional da Paz (MINPA) - Maria Isabel Cangirana

Associação de Moradores do Conjunto Dom Pedro I- Jailda dos Santos Prado

Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social e Idosos em Sergipe (ASAPREVI) - Maria Anália de Jesus Costa

Associação Comunitária de Apoio as Mulheres de Aracaju (ASCAPAMA) - Vera Lúcia Tavares Farias