Turmas de Auxiliar de Pessoal, Espanhol Básico e Recepcionista iniciam com quase 300 alunos

Formação para o Trabalho
31/07/2014 15h40

Até o próximo dia 23 de setembro, 297 alunos da capital sergipana estarão em processo de capacitação através de três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As nove turmas de Auxiliar de Pessoal, Espanhol Básico e Recepcionista, ofertadas pelo Serviço Social do Transporte e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), iniciaram nesta quarta-feira, 30. Na aula inaugural, os estudantes receberam uniformes e os respectivos materiais didáticos para a carga horária de 160h cada.

No final do ano passado, Osman Santana terminou um curso de Recepcionista, também pelo Sest/Senat. Ao descobrir, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a oferta de vagas para Auxiliar de Pessoal, resolveu que deveria somar ainda mais conhecimento. "Achei que os dois tinham a ver, um é ligado ao outro e a organização daqui é ótima. O nome da instituição pesa no currículo", ponderou o jovem.

Para instruir Osman e os mais de trinta alunos inscritos, a professora Elizângela de Oliveira já decidiu que metodologia utilizará nas aulas. "Haverá atividades dinâmicas, debates, estudos de caso e discussões teóricas do conteúdo. Sempre tentando mostrar a prática do dia a dia", informou Elizângela que, no primeiro contato com a turma, preferiu conhecer a área de campo dos alunos para poder adequar o planejamento do conteúdo.

Enquanto isso, na turma de Espanhol, o colombiano Alfonso Rafael será instrutor do Pronatec pela segunda vez. "Ano passado, dei aula aqui. Minha primeira experiência foi muito gratificante", ressaltou, aproveitando o início do curso para conscientizar os novos aprendizes. "Eu disse a eles: vocês são privilegiados por serem beneficiados por esse projeto", destacou Alfonso, ao lembrar que o nível básico serve de estímulo para um aprofundamento posterior nos estágios intermediário ou avançado.

Prestes a cursar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Celine Oliveira já tinha optado pelo espanhol como língua estrangeira da prova. "Fui à Fundat ver vagas de emprego e descobri esse curso. Acabei me inscrevendo", comentou Celine. Por já possuir formação técnica em automação industrial, ela avaliou que um novo idioma só teria a lhe acrescentar. "É um diferencial para enriquecer o currículo. Veio para agregar", comentou.

Assim como Celine, a aluna Maria Elizângela dos Santos nunca havia participado de um curso do programa e garante que, acima de tudo, a oportunidade oferece segurança profissional aos concluintes. "Dá mais confiança para mim, que vou estar mais preparada, e para o empregador, que vai contratar alguém mais capacitada para o setor", explicou Maria Elizângela, que já trabalhou como atendente e decidiu se matricular para a turma de Recepcionista.