Curso 5S incentiva uso da organização para aperfeiçoar trabalhos na Saúde de Aracaju

Saúde
31/07/2014 15h27

Organizar ambientes de trabalho e hábitos rotineiros para obter melhores resultados, além de contribuir para o melhor estado de saúde física e mental dos profissionais. Esses são alguns dos objetivos do curso 5S. A atividade envolveu os trabalhadores da Saúde de Aracaju, na manhã da quinta-feira, 31.  O curso foi realizado pelo programa Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e pela Coordenação em Saúde do Trabalhador (Cast) com parceria da Faculdade Pio X, que ofereceu salas do Campi para que as equipes pudessem receber o treinamento.

Segundo a gerente da Visat, Aline Rabelo, o programa que dá origem ao curso surgiu no Japão e tem como objetivos a prática de bons hábitos, zelo pela saúde, higiene, segurança, bem-estar e respeito ao próximo.

“O 5S é uma filosofia japonesa que tem tido aplicação bem sucedida também em empresas e instituições no Brasil. Na Saúde de Aracaju escolhemos utilizar essa dinâmica após avaliação feita pela Visat. Durante várias visitas aos serviços de saúde do Município, percebemos que muitos setores podem melhorar o funcionamento  com simples atos, como a organização do local de trabalho, além de pequenas atitudes que podem prevenir até mesmo acidentes. O curso vem para orientar os próprios trabalhadores  sobre a organização das coisas e do seu entorno e bons hábitos”, reforçou.

Rabelo conta que este ano esta já é a terceira turma de profissionais da Saúde formada. “Temos registrado uma grande adesão das Unidades de Saúde e demais setores que compõe a Secretaria”. Em 14 de agosto mais uma turma será ofertada aos servidores. Para a inscrição, basta enviar e-mail solicitando a participação através de: saúde.visat@aracaju.se.gov.br ou saúde.reast@aracaju.se.gov.br.

Quem participou da atividade elogiou o objetivo do curso. Esse é o caso de Amany Juliani que trabalha na farmácia do Cemar Siqueira Campos. “Foi uma experiência que certamente nos proporcionou uma noção mais avançada quanto à organização. A organização é fundamental não só para facilitar o desempenho de nós profissionais, mas também para levar melhores serviços aos pacientes.”, enfatizou Amany, que revelou ainda que pretende compartilhar com os colegas as lições aprendidas no curso. 

Cinco passos básicos

O conceito oriental dos cinco passos aborda termos como: SEIRI- Senso de Utilização; SEITON – senso de arrumação; SEISO- senso de limpeza; SEIKETSU- senso de  saúde e higiene; SHITSUKE- senso de autodisciplina.

Em resumo, o curso serviu para mostrar aos participantes que ações simples fazem toda a diferença no cotidiano do trabalho. Vale a pena lembrar os cinco tópicos abordados: 1) separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário; 2) Identificar e arrumar tudo para que qualquer possa localizar facilmente; 3) Manter o ambiente limpo sempre, eliminando as causas de sujeira e aprendendo a não sujar; 4) Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e higiene e 5) Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito transformando o 5s em um modo de vida.