Treze de Julho e Salgado Filho recebem informações sobre o Cata Bagulho

Serviços Urbanos
31/07/2014 16h15

Durante esta quinta e sexta-feira, 31 de julho e 1º de agosto, agentes ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorrem as ruas dos bairros Treze de Julho e Salgado Filho avisando aos moradores sobre mais uma realização do programa Cata Bagulho, neste sábado, dia 2 de agosto, a partir das 7h30.

Coordenados por educadores ambientais, os agentes repassam também informações sobre a importância da coleta seletiva, conceitos de sustentabilidade, orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e dias e horários da coleta de lixo domiciliar.

De acordo com a educadora ambiental Tânia Sampaio, a comunidade tem se mostrado receptiva com o projeto. "Alguns moradores comentaram que o caminhão da coleta seletiva da Care sempre recolhe materiais recicláveis, no entanto, faltava algo que recolhesse entulhos e objetos que com o tempo perdem a utilidade e ficam acumulados em casa e para eles, o Cata Bagulho irá contribuir na resolução deste problema", comentou.

O diretor de controle operacional, Humberto Santana, ressaltou uma peculiaridade dos bairros atendidos pelo programa nesta semana. "O trabalho de conscientização foi direcionado também aos condomínios. A informação sobre o dia e horário da realização do Cata Bagulho está sendo passada aos porteiros e síndicos para que comuniquem aos moradores, já que esta é uma região com grande quantidade de prédios", justificou.

No último sábado, 26 de julho, o Cata Bagulho foi realizado no bairro Dezoito do Forte e recolheu 16,46 toneladas de resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos, colchões e eletrodomésticos antigos. Além disso, foram coletadas ainda 27,02 toneladas de lixo orgânico e 1,36 tonelada de material reciclável, destinado para a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores).