Oportunidades de profissionalização no setor industrial atraem jovens e adultos

Formação para o Trabalho
07/08/2014 17h56

A profissionalização e o encaminhamento de jovens e adultos para o mercado de trabalho são prioridades da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Para pôr isso em prática, a Fundat mantém parcerias com instituições que oferecem oportunidades de qualificação através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma destas entidades parceiras, e contribui com a formação profissional oferecendo diversos cursos no setor industrial. Dentre eles, os de Torneiro Mecânico, Ajustador Mecânico e Eletricista de Automóveis, que estão em andamento desde julho e seguem até outubro.

Rodrigo Costa, de 24 anos, é aluno de Torneiro Mecânico, e sempre teve vontade de estudar nesta área. Através da indicação de um amigo, ele conseguiu se inscrever e participar do curso. "Estou procurando me capacitar", diz Rodrigo, ainda desempregado, mas que pretende aplicar o que aprendeu assim que conseguir um emprego no setor.

"Quem se capacita tem mais chances de entrar no mercado de trabalho", afirma o professor do curso, Ruan Carlos Nascimento. Dos vários conteúdos ministrados por ele, fizeram parte os seguintes assuntos: integração e orientação profissional; leitura e interpretação de desenhos; e tecnologia mecânica.

Mulheres na mecânica

Aluna do curso de Ajustador Mecânico, Tainara Ferreira cursa o 2º ano do ensino médio. Ela diz que escolheu estudar essa área para que pudesse, por conta própria, consertar as peças - um trabalho que, segundo a estudante, está mais atrelado aos homens.

"Mesmo a mulher inclusa na sociedade, ainda existe certo preconceito que precisa ser quebrado, até na mente das mulheres", ressalta Tainara, que pretende concorrer a vagas nessa área e continuar fazendo cursos relacionados ao setor. "Sou mais uma no mercado de trabalho", expressa.