População aprova cruzamento semaforizado na rua João Ouro com avenida Tancredo Neves

Transporte e Trânsito
12/08/2014 16h34

Há um mês a Prefeitura de Aracaju realizou uma intervenção no trânsito da avenida Tancredo Neves que ofereceu aos moradores do complexo habitacional Jabutiana outra opção de saída dos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia. Realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, a abertura de um cruzamento semaforizado com a rua João Ouro também desafogou o tráfego na avenida.

Toda a área foi sinalizada com placas de sinalização vertical e pinturas nas vias para orientar os condutores que trafegam nas duas vias. Durante o período de adaptação, agentes de trânsito orientaram os condutores sobre a melhor rota e continuam atuando na região para dar ainda mais fluidez na avenida Farmacêutica Cezartina Régis e Tancredo Neves.

Segundo o coordenador de Comunicação Social da SMTT, Flávio Vasconcelos, agora os moradores do JK, Sol Nascente e Santa Lúcia têm duas opções para entrar e sair dos conjuntos. "As pessoas que residem no complexo Jabutiana só tinham como saída a [avenida] Cezartina Régis. A abertura da João Ouro não só facilitou a saída no sentido Zona Oeste como distribuiu melhor o fluxo de veículos", afirmou.

A enfermeira Rafaela Viana é moradora do complexo habitacional e todos os dias utiliza o cruzamento em direção à saída da cidade. Ela disse que, mesmo nas horas de maior movimentação de veículos na via, o trânsito flui bem nesse sentido. "Só em não fazer aquele ‘arrudeio' lá na frente... E mesmo nos horários de pico não fica tumultuado. Esse cruzamento ficou ótimo", exclamou.

Sair do complexo também ficou mais fácil para o autônomo Jonas Gaspar. Residente do Jabutiana, ele prefere utilizar a rua João Ouro para sair em direção às praias. "Passo por aqui todos os dias e, apesar de toda a crítica que fizeram quando o cruzamento abriu, teve uma melhora muito grande", disse ao acrescentar que, até mesmo na avenida Tancredo Neves, os engarrafamentos diminuíram.

O coordenador Flávio Vasconcelos confirmou que a avenida Tancredo Neves não sofreu com o novo semáforo. "A SMTT, através da diretoria de planejamento e sistemas teve todo o cuidado para planejar a mudança e promoveu a sincronização dos semáforos da avenida Tancredo Neves para que o impacto fosse o mínimo possível. Esse trabalho demonstrou um resultado positivo naquela região que é uma das mais movimentadas de Aracaju", informou.

Opções

Para o condutor que deseja sair dos conjuntos Sol Nascente, JK ou Santa Lúcia, em direção ao Centro e à Zona Oeste (saída da cidade e Rodoviária Nova), pode utilizar a rua João Ouro, na lateral do Mercantil Rodrigues, acessando a avenida Tancredo Neves.

Já para quem pretende seguir para a Zona Sul (sentido praias), a sugestão é dar preferência à via principal do JK e Sol Nascente, a avenida Farmacêutica Cezartina Régis.