Prefeitura investe em modernização tecnológica

Fazenda
13/08/2014 15h15

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem investindo na aquisição de equipamentos, sistemas integrados e capacitação dos servidores. O processo faz parte do compromisso do Prefeito João Alves Filho em modernizar a atual gestão. Para isso, vem aplicando recursos financeiros visando conseguir ferramentas adequadas para cumprir os prazos e as mudanças dos novos procedimentos na contabilidade com a implantação do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público/PCASP.

Nesse sentido estão inseridos procedimentos contábeis patrimoniais, demonstrativos contábeis/DCASP, lançamentos contábeis típicos do setor público e procedimentos contábeis específicos por regime de competência na contabilização da receita e despesa pública.

Ainda com relação ao cumprimento das legislações vigentes, o prefeito visa dar mais segurança, agilidade e eficiência aos procedimentos internos e externos, visando melhorar o fluxo dos processos com dados consistentes para a tomada de decisão, prestação de contas, elaboração dos empenhos, liquidações, pagamentos, processos licitatórios, contratos e aditivos.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Luciano Paz, estão inseridos também nesse processo os convênios, arrecadação, almoxarifado, controle das frotas, patrimônio, parecer jurídico, dívida ativa, atendimento ao público e publicação em tempo real de todos os atos administrativos para toda a sociedade.

Sobre Sistemas

De acordo com o coordenador Setorial da Central de Resultados, Marcos Dias, as tratativas iniciais para a aquisição dos novos sistemas tiveram inicio em outubro de 2013, com a criação de grupos de trabalho e diversas reuniões com toda a equipe técnica da área contábil dos diversos Órgãos da Prefeitura Municipal de Aracaju. O objetivo é o  planejamento estratégico, a aquisição e implantação dos novos sistemas, sem prejudicar o andamento das atividades que hoje são executadas.

"Para obter melhores resultados com a integração dos novos sistemas e reduzir o impacto que toda mudança de sistema causa, principalmente a que estamos vivenciando neste momento, existe a implantação e padronização nas escriturações contábeis que também atinge a mudança de cultura em toda a Administração Municipal", disse Dias. Em seguida, ele observou que serão iniciadas as tratativas para implantação do sistema de custos que também está prevista em Lei.

"Não só por isso, mas sabemos da importância de se ter as informações dos custos em cada área, departamento, postos de saúde, escolas para que possamos gerenciar de forma efetiva e eficiente os gastos. Temos consciência de que muito foi feito e ainda terá que ser feito para aperfeiçoamento, evolução, maturação de uma política de informação de custos e qualidade do gasto público'', argumentou Luciano Paz, Secretário Municipal da Fazenda.