Descarte irregular de lixo compromete a limpeza da cidade

Serviços Urbanos
14/08/2014 09h29

Móveis e eletrodomésticos velhos, pedaços de madeira e sofás são alguns dos objetos descartados com frequência em canteiros, canais, terrenos baldios e diversos pontos da cidade. Visando ao bem-estar da própria população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), utiliza diversos meios para vencer uma verdadeira batalha contra este péssimo hábito.

"Diariamente máquinas e agentes de limpeza são destinados ao recolhimento do material descartado irregularmente nas vias públicas; periodicamente fazemos ações de revitalização paisagística dos pontos, transformando-os, quando possível, em jardins; realizamos ações de educação ambiental de porta em porta nas comunidades, em escolas e associações de bairro. Mas infelizmente o volume de lixo jogado na rua ainda é muito grande", enfatiza o diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana.

Semanalmente são recolhidas duas mil toneladas de entulho de pontos clandestinos em toda a capital. “Fazemos de modo efetivo o recolhimento de entulho e percebemos não só a permanência do costume, mas o mais agravante é que algumas pessoas voltam a jogar lixo em locais que antes eram pontos de lixo mas que já foram revitalizados e transformados em jardins. Dois exemplos estão no bairro Getúlio Vargas e no Grageru. O primeiro atrás do Instituto Federal de Sergipe e o outro na rótula da Av. Mariquinha Seixas Dória, onde infelizmente alguns continuam jogando lixo”, ressalta o gerente de resíduos sólidos da Emsurb, Reinaldo Souza.

Terrenos baldios

Além da irresponsabilidade de quem joga lixo na rua, o descuido de terrenos baldios por parte dos proprietários também contribui para a formação de pontos clandestinos de lixo. Por isso, a Emsurb também atua de forma intensiva para fazer o levantamento em todos os bairros dos locais que não possuem cerca ou muro e que não são mantidos limpos e capinados, pois muitas vezes acabam recebendo esse descarte irregular.